FORMAÇÃO HUMANA: UM HORIZONTE A SER PERSEGUIDO / Human development: a horizon to be pursued
Palabras clave:
Trabalho, Educação, PolitecniaResumen
O presente artigo é fruto das leituras e discussões realizadas na disciplina Educação e Trabalho do curso de Pedagogia da UFPR durante o ano letivo de 2010, bem como de debates realizados durante o primeiro semestre de 2011 no Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação. Trata-se de uma síntese a respeito da questão do Trabalho e da Formação Humana, a partir dos pressupostos teóricos do materialismo histórico e dialético. Apresenta inicialmente um breve panorama das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, desde o advento do modo taylorista de produção e seus reflexos no sistema educacional até o momento presente e, mais especificamente, como esta relação se dá atualmente no Brasil, avaliando então, brevemente, a "adequação" sugerida via Pedagogia das Competências, estratégia legitimada pela legislação nacional a partir dos ditames do mercado globalizado. Por fim, propõe-se a examinar alternativas de formação humana que vislumbrem a emancipação do trabalhador, tendo em vista tais aceleradas mudanças e seus impactos em sua (des)qualificação, identificando nas propostas de Gramsci, Marx e Vigotsky saídas para alterar a realidade.Descargas
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Publicado
2012-03-01
Cómo citar
CLAUDINO, S. G. FORMAÇÃO HUMANA: UM HORIZONTE A SER PERSEGUIDO / Human development: a horizon to be pursued. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 61–70, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8717. Acesso em: 19 oct. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS