A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI

Autores/as

  • Adonia Antunes Prado
  • Viviane Merlim Moraes Villela

Palabras clave:

Antonio Gramsci, Educação, Cidadania, Dirigentes, Estado, Sociedade Civil.

Resumen

A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista.

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Publicado

2012-03-23

Cómo citar

PRADO, A. A.; VILLELA, V. M. M. A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 100–100, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771. Acesso em: 16 jul. 2024.

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