A "RELAÇÃO AO SABER" NA PSICANÁLISE

Autores/as

  • Ana Lydia Santiago FAE/UFMG

Palabras clave:

saber escolar, saber inconsciente, fracasso escolar, educação e psicanálise

Resumen

O presente artigo consiste na demonstração da relação existente entre o saber relativo a aprendizagem escolar e o saber concernente ao sujeito do inconsciente sob a ótica da psicanálise, por meio da construção do tratamento analítico de um menino de 10 anos de idade em situação de fracasso escolar. Trata-se de situar, em um caso de inibição intelectual, a abertura do acesso ao trabalho sublimado e a submissão deste a uma investigação do sujeito sobre o que funda o desejo. Assinala-se, ainda, a elaboração freudiana acerca da pulsão de saber e do processo de dessexualização do pensamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-26

Cómo citar

SANTIAGO, A. L. A "RELAÇÃO AO SABER" NA PSICANÁLISE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 95–102, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8977. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS