ENVELHECIMENTO OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL? APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES / Aging or professional development? Notes for discussion about professors trajectories

Autores

  • Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
  • Dalva Maria Ribeiro de Souza Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Envelhecimento profissional, Trajetórias docentes | Human development, Professional aging, Teachers trajectories

Resumo

Getting older, in life or career, has been synonym of wisdom or degeneration for a long time ago. Duality presented today in multiple possibilities of development along the professional life cycle including the final phase can be continuous precursors under new conditions. Herein, a discussion of aging process in human life cycle of career was presented, according to three mainly theory trends - organicist, contextualist and life-span -, professional life cycle based on Michael Huberman's model and from questions raised by brazilian researches with focus on professors trajectory, specially higher education. A new way to get older in career explains and reinforces recrudescence studies on new expectations indicated by occupational and social clock patterns with a consequent demand by researches on configuration of professional life cycle in contemporaneity.

___

Envelhecer, seja na vida ou na profissão, há muito tempo deixou de ser sinônimo de sabedoria ou de degeneração, dualidade que hoje dá lugar a múltiplas possibilidades de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida profissional, inclusive em sua fase final, que pode ser precursora de continuidade sob novas condições. Discute-se o processo de envelhecimento no ciclo de vida humano segundo três principais tendências teóricas (organicista, contextualista e life-span); o ciclo de vida profissional segundo o modelo de Michael Huberman; e de questões levantadas por pesquisas brasileiras, tendo como foco a trajetória de professores, em especial os do ensino superior. Um novo modo de envelhecer na profissão explica e reforça o recrudescimento de estudos sobre as novas expectativas indicadas pelos relógios social e ocupacional, com a consequente demanda por pesquisas sobre as configurações do ciclo de vida profissional na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Dalva Maria Ribeiro de Souza, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (UNISAL)

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

SÁ, M. A. Ávila dos S.; SOUZA, D. M. R. de. ENVELHECIMENTO OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL? APONTAMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE TRAJETÓRIAS DOCENTES / Aging or professional development? Notes for discussion about professors trajectories. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 267–280, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9442. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS