APRENDIZAGEM E IMPRENDIZAGEM: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E RELAÇÃO COM O SABER NA ATIVIDADE DE TRABALHO NA PANIFICAÇÃO E NA CONFEITARIA | Learning and “Imprentissage”: professional trajectories and the relation with the knowledge in the work activity of bakery and confectionary

Autores/as

  • Clúvio Buenno Soares Terceiro IFRS - POA Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Palabras clave:

Aprendizagem, Imprendizagem, Ergologia, Atividade de Trabalho, Panificação e Confeitaria, Learning, Imprentissage, Ergological Approach, Activity of Work, Bakery and Confectionary

Resumen

The thesis analyzes the work activity of baking and confectionary professionals aiming at comprehending how workers from this area learn on different situations at work. The main concept of the thesis is the activity of work as understood by the Ergology in which the main theoretical and philosopher is the French Yves Schwartz. For Ergology the different situations at work request choices from workers in which social and political values are tested when confronting the activity of work with the previous norms. This process is a producer of learning and imprentissagein the activity of work.Imprentissage is a neologism created by Yves Schwartz by joining the words learning (apprentissage) + impregnated (imprégnée). Based on the comprehension and expansion of these concepts the discussion on other references started in a strict relation to the concept of activity of work: the idea of the Relation to Knowledge created by Bernard Charlot and the concepts of activity and learning outlined at the Historic and Cultural Psychology by Lev Vygotsky and Alexei Leontiev, besides the concept of body-self, debate of norms and the dramatic use of the self developed by the Ergological Approach of Work. The theoretical elaboration of the thesis is not only based in...

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A tese analisa a atividade de trabalho de profissionais da panificação e da confeitaria buscando compreender como as trabalhadoras e os trabalhadores desta área aprendem nas diversas situações de trabalho. O conceito central da tese é a atividade de trabalho conforme acepção da Abordagem Ergológica do Trabalho que tem como principal teórico o filósofo francês Yves Schwartz. Para a Ergologia, as diversas situações de trabalho exigem escolhas do/as trabalhadores/as que em que se colocam à prova valores sociais e políticos na confrontação da atividade de trabalho com as normas antecedentes. Este processo é produtor de aprendizagens e de imprendizagens, de saberes e valores. Imprendizagens é um neologismo criado por Yves Schwartz pela aproximação das palavras aprendizagem + impregnada. Partindo desta premissa, a tese analisa como ocorrem os processos de aprendizagens e de imprendizagens em atividade de trabalho na panificação e na confeitaria. Com vistas à compreensão e a expansão destes conceitos abriu-se a discussão com outros referenciais, em estreita relação com o conceito de atividade de trabalho:  a noção de Relação com o Saber elaborada por Bernard Charlot e os conceitos de atividade e de aprendizagem delineados pela Psicologia Histórico-Cultural na obra de Lev Vygostky e Alexei Leontiev, além dos conceitos de Corpo-Si, Debate de Normas, e Dramáticas dos Usos de Si desenvolvidos pela Abordagem Ergológica do Trabalho. A elaboração teórica desenvolvida na tese...

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Publicado

2018-05-14

Cómo citar

SOARES TERCEIRO, C. B. APRENDIZAGEM E IMPRENDIZAGEM: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E RELAÇÃO COM O SABER NA ATIVIDADE DE TRABALHO NA PANIFICAÇÃO E NA CONFEITARIA | Learning and “Imprentissage”: professional trajectories and the relation with the knowledge in the work activity of bakery and confectionary. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 209–212, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9747. Acesso em: 21 nov. 2024.

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