AS PERCEPÇÕES DOS(AS) TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS(AS) EM EDUCAÇÃO SOBRE JORNADA DE 30 HORAS NA UFMG
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.35096Mots-clés :
Jornada de trabalho, Técnico-administrativo em educação, 30HRésumé
O texto traz o resultado da pesquisa de mestrado profissional sobre as percepções dos/as técnico-administrativos/as em educação sobre o impacto da mudança da jornada de trabalho de 40h para 30h semanais nos processos de trabalho e na vida desses trabalhadores. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturadas, análise de material documental (dispositivos legais, documentos do sindicato, ofícios institucionais) e revisão bibliográfica. Concluímos que, somente a flexibilização da jornada de trabalho não garante qualidade de vida fora e dentro do trabalho, senão vier acompanhada de outros fatores, como, política de contratação de pessoal, políticas públicas de mobilidade urbana e mudança no imaginário social quanto à divisão sexual e racial do trabalho.