DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
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DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.38521Mots-clés :
Diretrizes Curriculares, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio IntegradoRésumé
Neste artigo se analisam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional enquanto documento integrante da contrarreforma do Ensino Médio como política educacional vigente que visa fragmentar a etapa final da educação básica, neste caso, o Ensino Médio Integrado (EMI). Tem seu percurso metodológico na pesquisa documental e bibliográfica, alcançando dispositivos legais e obras de estudiosos da área de Educação e Trabalho. Como proposta apresentada há a urgência da sociedade civil organizada lutar pela educação profissional e tecnológica, especialmente pelo EMI, cuja concepção está nas bases da politecnia, da formação omnilateral, da escola unitária e do trabalho como princípio educativo. Desta maneira, criar resistência contra a dualidade histórica e estruturante da educação brasileira e defender Diretrizes que promovam uma educação emancipadora.
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