DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

RETROCESSOS À VISTA

Autores

  • Isalete Bezerra Alencar Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) https://orcid.org/0000-0002-2300-2282
  • Elza Ferreira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.38521

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado

Resumo

Neste artigo se analisam as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional enquanto documento integrante da contrarreforma do Ensino Médio como política educacional vigente que visa fragmentar a etapa final da educação básica, neste caso, o Ensino Médio Integrado (EMI). Tem seu percurso metodológico na pesquisa documental e bibliográfica, alcançando dispositivos legais e obras de estudiosos da área de Educação e Trabalho. Como proposta apresentada há a urgência da sociedade civil organizada lutar pela educação profissional e tecnológica, especialmente pelo EMI, cuja concepção está nas bases da politecnia, da formação omnilateral, da escola unitária e do trabalho como princípio educativo. Desta maneira, criar resistência contra a dualidade histórica e estruturante da educação brasileira e defender Diretrizes que promovam uma educação emancipadora.

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Biografia do Autor

Isalete Bezerra Alencar, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Mestranda do ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pelo Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF) em 2010, Licenciada em Pedagogia, pelo ISEF em 2008. Pedagoga-Área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Membro do grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica (CNPq/IFS).

Elza Ferreira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2013, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT) em 2006, Licenciada em Letras pela UFS em 1993. Professora Titular do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Docente do quadro permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFS). Líder do grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica (CNPq/IFS)

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

ALENCAR, I. B.; SANTOS, E. F. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RETROCESSOS À VISTA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 74–85, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.38521. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/38521. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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