DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Autores

  • Renata Carneiro Souza Gomes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4678-1514
  • Luiza Machado Pedrozo Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6515-7058
  • Soraya Fernandes Mestriner Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Luana Pinho de Mesquita Lago Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9863-3062

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40087

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, COVID-19, Telemonitoramento

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe por residentes no enfrentamento à Covid-19 em um município do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas, com 24 residentes médicos e multiprofissionais, que participaram do Disque Covid-19 em 2020. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em três temas: aprendendo em equipe, entendimento do processo de trabalho e aproximação ao cuidado centrado no usuário. Clareza de papéis, funcionamento da equipe, comunicação interprofissional,  atenção centrada no paciente, família e comunidade e resolução de conflitos foram competências desenvolvidas no serviço de teleatendimento, potencializadas pela política de humanização, o que os aproximou  da prática colaborativa interprofissional.

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Biografia do Autor

Renata Carneiro Souza Gomes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Pós-graduada Residente no Programa Atenção Integral à Saúde, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. 

Luiza Machado Pedrozo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Graduanda em Odontologia. Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Soraya Fernandes Mestriner, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Doutora. Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. 

 

Luana Pinho de Mesquita Lago, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Professora Doutora. Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

GOMES, R. C. S. .; PEDROZO, L. M. .; MESTRINER, S. F.; LAGO, L. P. de M. . DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO ENFRENTAMENTO À COVID-19. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 123–132, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.40087. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40087. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS