TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DEFESA DA SAÚDE

DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA

Auteurs

  • Katia Reis de Souza Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Gideon Borges dos Santos Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Andréa Maria dos Santos Rodrigues Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Eliana Guimarães Felix Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Luciana Gomes Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Alzira Mitz Bernardes Guarany Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luisa Maiola Araújo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Sylvia Rosário Dias Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.45948

Mots-clés :

Saúde de professores, Educação pública, Tecnologias digitais

Résumé

O principal objetivo deste artigo consiste em problematizar o trabalho docente no âmbito da educação básica em escolas públicas no Rio de Janeiro, durante a pandemia, com foco na ampliação das desigualdades sociais, precarização do trabalho e novas formas de resistências para defesa coletiva da saúde. Trata-se de uma pesquisa social de caráter qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, da região de Macaé. Foram adotados como estratégia de estudo os parâmetros da Comunidade Ampliada de Pesquisa, que foi adaptada para o ambiente virtual. Quanto à análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo temática, constituindo seis temas principais de interpretação: desigualdades no trabalho docente; iniquidades sociais entre discentes; desigualdades de gênero; diferenças no sentido do trabalho com tecnologias; interseções do trabalho com a saúde; defesa da saúde e do direito à desconexão do trabalho. Verificou-se que as desigualdades possuem diferentes nuances em um cenário desalentador, marcado pela exclusão e adoecimento no trabalho em escolas, ao mesmo tempo em que novas resistências coletivas frente a essas adversidades são criadas.

Biographies des auteurs

  • Katia Reis de Souza, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestrado em educação e saúde (NUTES/UFRJ). Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

  • Gideon Borges dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Doutorado em políticas públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

  • Andréa Maria dos Santos Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Pós-Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestre em Ciências do cuidado em saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Eliana Guimarães Felix, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Doutoranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestrado em saúde pública pela ENSP (FIOCRUZ). Pesquisadora do CESTEH (ENSP/FIOCRUZ).

  • Luciana Gomes, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Pós-Doutorado em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestre em saúde pública pela ENSP (FIOCRUZ). Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

  • Alzira Mitz Bernardes Guarany, Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ)

    Pós-doutoranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); Doutora em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ); mestrado em serviço social (ESS/UFRJ). Docente da Escola de serviço social da Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Luisa Maiola Araújo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Mestranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em saúde do trabalhador (residência) pela ENSP (FIOCRUZ).

  • Sylvia Rosário Dias, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Mestranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em direito humanos e saúde pela ENSP (FIOCRUZ).

Références

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2023-10-19

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TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DEFESA DA SAÚDE: DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 144–161, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.45948. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45948. Acesso em: 31 mai. 2025.

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