TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DEFESA DA SAÚDE

DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA

Autores

  • Katia Reis de Souza Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Gideon Borges dos Santos Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Andréa Maria dos Santos Rodrigues Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Eliana Guimarães Felix Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Luciana Gomes Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Alzira Mitz Bernardes Guarany Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luisa Maiola Araújo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Sylvia Rosário Dias Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.45948

Palavras-chave:

Saúde de professores, Educação pública, Tecnologias digitais

Resumo

O principal objetivo deste artigo consiste em problematizar o trabalho docente no âmbito da educação básica em escolas públicas no Rio de Janeiro, durante a pandemia, com foco na ampliação das desigualdades sociais, precarização do trabalho e novas formas de resistências para defesa coletiva da saúde. Trata-se de uma pesquisa social de caráter qualitativo e de natureza participativa, realizada em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, da região de Macaé. Foram adotados como estratégia de estudo os parâmetros da Comunidade Ampliada de Pesquisa, que foi adaptada para o ambiente virtual. Quanto à análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo temática, constituindo seis temas principais de interpretação: desigualdades no trabalho docente; iniquidades sociais entre discentes; desigualdades de gênero; diferenças no sentido do trabalho com tecnologias; interseções do trabalho com a saúde; defesa da saúde e do direito à desconexão do trabalho. Verificou-se que as desigualdades possuem diferentes nuances em um cenário desalentador, marcado pela exclusão e adoecimento no trabalho em escolas, ao mesmo tempo em que novas resistências coletivas frente a essas adversidades são criadas.

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Biografia do Autor

Katia Reis de Souza, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestrado em educação e saúde (NUTES/UFRJ). Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

Gideon Borges dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutorado em políticas públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

Andréa Maria dos Santos Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Pós-Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestre em Ciências do cuidado em saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Eliana Guimarães Felix, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutoranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestrado em saúde pública pela ENSP (FIOCRUZ). Pesquisadora do CESTEH (ENSP/FIOCRUZ).

Luciana Gomes, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Pós-Doutorado em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); doutorado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); mestre em saúde pública pela ENSP (FIOCRUZ). Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ).

Alzira Mitz Bernardes Guarany, Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutoranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ); Doutora em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ); mestrado em serviço social (ESS/UFRJ). Docente da Escola de serviço social da Universidade Federal do  Rio de Janeiro (UFRJ).

Luisa Maiola Araújo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Mestranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em saúde do trabalhador (residência) pela ENSP (FIOCRUZ).

Sylvia Rosário Dias, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Mestranda em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em direito humanos e saúde pela ENSP (FIOCRUZ).

Referências

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

SOUZA, K. R. de; SANTOS, G. B. dos; RODRIGUES, A. M. dos S.; FELIX, E. G.; GOMES, L.; GUARANY, A. M. B.; ARAÚJO, L. M.; DIAS, S. R. TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DEFESA DA SAÚDE: DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 144–161, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.45948. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45948. Acesso em: 3 maio. 2024.

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