TRABALHADORES SEM TERRA DO CURSO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO / Landless workers of course in management of cooperatives: a study ethnomathematical

Auteurs

  • Juliana Schreiber

Mots-clés :

Cooperativas, Etnomatemática, Educação.

Résumé

O trabalho apresenta resultados preliminares de uma atividade de pesquisa que tem como objetivo analisar as questões vinculadas à Educação Matemática no curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Os aportes teóricos e metodológicos estão baseados no campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as teorizações de Wittgenstein apresentadas em sua obra "Investigações Filosóficas". A Etnomatemática entendida como um campo que reconhece e valoriza a produção de conhecimento das diversas culturas e, numa visão educacional, é vista como uma vertente da Educação Matemática que abrange um vasto e plural conjunto de perspectivas. O material de pesquisa foi constituído por documentos da escola e por entrevistas realizadas com educandos do curso. A análise até aqui feita apontou para a existência de diferentes matemáticas vinculadas à forma de vida escolar e do trabalho nas cooperativas, bem como, semelhanças de família entre tais jogos de linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Juliana Schreiber

Graduada em Licenciatura em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Téléchargements

Publiée

2010-12-09

Comment citer

SCHREIBER, J. TRABALHADORES SEM TERRA DO CURSO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO / Landless workers of course in management of cooperatives: a study ethnomathematical. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 93–100, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8658. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS