ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Auteurs

  • Vani Moreira Kenski Universidade de São Paulo (USP)
  • Rosangela Araújo Medeiros Universidade do Estado da Paraíba (UEPB) https://orcid.org/0000-0003-3459-6124
  • Jean Ordéas Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872

Mots-clés :

Ensino superior, Cultura digital, Tecnologias digitais

Résumé

O mundo mudou. As relações humanas e as relações com a informação e o conhecimento mudaram. A ampliação do acesso à internet e às tecnologias digitais estabeleceram novos patamares de relacionamento entre pessoas, processos e objetos. Essas mudanças afetam também as instituições de ensino, que precisam se reinventar para não ficarem à margem dessa evolução. Um dos desafios contemporâneos é saber escolher a informação e transformá-la em conhecimento significativo, algo completamente diferente de pelo menos duas décadas atrás, quando o desafio era obter a informação. Hoje a informação é abundante. O acesso ao excesso (COSTA, 2008) de informação é possível em qualquer localidade e horário. Gera novas necessidades de orientação docente e de participação dos estudantes. Discutimos esse contexto de mutação do saber a partir de Levy (1999) e Santos (2005), que nos ajudam a compreender esse processo e a posição que a universidade assume nesse novo cenário. Garcia et al. (2011), Santaella (2013) e Kenski (2015) trazem para a discussão as novas relações, formas e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas de acordo com os novos anseios formativos dos sujeitos e da sociedade contemporânea. Assim, o objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre as tecnologias digitais e as necessidades de mudança no processo educacional desenvolvido pelas instituições de ensino superior brasileiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), gestão 2015-2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Rosangela Araújo Medeiros, Universidade do Estado da Paraíba (UEPB)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Pedagoga pela USP. Professora da Universidade do Estado da Paraíba.

Jean Ordéas, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. 

Références

ADAMS BECKER, Samantha et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition, Austin, Texas: The New Media Consortium, 2017. Disponível em: <http://cdn.nmc.org/media-/2017-nmc-horizon-report-he-EN.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2018.

BARIFOUSE, Rafael. Você corre risco de perder o emprego para um robô? BBC Brasil online. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38979057>. Acesso em: 24 jul. 2018.

COSTA, Rogério. A cultura digital. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

EIRÓ, Maria Idati; CATANI, Afrânio Mendes. Projetos Tuning e Tuning América Latina: Afinando os Currículos às Competências. Cadernos PROLAM/USP, 10, v. 1, 2011, p. 103-123.

JORNAL DA USP. O avanço da tecnologia e os empregos que deixarão de existir. Edição online de 23/02/2018. Disponível em:<https://jornal.usp.br/atualidades/o-avanco-da-tecnologiae-os-empregos-que-deixarao-de-existir/>. Acesso em: 22 jul.2018.

KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário Educação e Tecnologias Crítico EaD +. Campinas: Papirus, 2018.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, mai./ago. 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

KLAUS, Schwab. A quarta revolução industrial. Trad. Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva. Para uma antropologia do ciberespaço 5ª edição ed.: Loyola, 2007.

MELARE, Daniela. Aplicação dos Estilos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais. Simpósio virtual online. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BRDHaYf8Xu4>. Acesso em: 11 jul. 2018.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: pesquisa TIC Domicílios, 2017. Disponível em: <http://cetic.br/arquivos-/domicilios/2017/domicilios/>. Acesso em: 21 jul. 2018.

SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Unicamp, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/>. Acesso em: 06 jun. 2018.

SANTAELLA, Lucia. Pós-humano. Por quê? Revista USP, São Paulo, n.74, p. 126-137, jun./ago. 2007.

TAVARES, Cristina Zukowsky. Educação universitária em tempos de cibercultura. Revista educação. Edição 199, 2015. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/educacaouniversitaria-em-tempos-de-cibercultura/>. Acesso em: 9 jul. 2018.

Publiée

2019-02-21

Comment citer

KENSKI, V. M.; MEDEIROS, R. A.; ORDÉAS, J. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 141–152, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 21 nov. 2024.