A CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO E A POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19823

Palavras-chave:

Contextualização pelo trabalho, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho enfatiza a importância da relação entre a educação pelo trabalho e a contextualização no processo de aprendizagem de conceitos científicos. Tem como princípio selecionar estratégias que facilitem a interação dos conceitos químicos com o cotidiano dos alunos, enfocando os aspectos sociais e econômicos pertinentes à sua realidade. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de uma cidade-satélite do Distrito Federal, com alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio preencheram um questionário referente às aulas de Química. Os resultados iniciais sugerem uma falta de contextualização na abordagem dos conteúdos, o que se reflete em um baixo interesse pela disciplina. Após a realização de atividades práticas (oficinas), os alunos foram submetidos a um novo questionário. A partir da contextualização com aspectos relacionados à realidade do aluno, verificou-se uma significativa mudança com relação à aprendizagem dos conceitos científicos e ao interesse demonstrado em sala de aula.

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Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor de Química da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Analista em Ciência e Tecnologia do Instituto de Radioproteção e Dosimetria

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. de S. R. A CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO E A POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 121–132, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19823. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19823. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS