PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRECEPTORIAS EM SAÚDE

PERCEPÇÃO E ADAPTAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25225

Palavras-chave:

Equipe multiprofissional, Preceptoria, Prática Profissional

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de residentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em sua formação nos cenários de prática e sua adaptação ao mesmo. Participaram 25 residentes do 2º ano de 5 programas de residência multiprofissional de uma faculdade pública paulista, que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Os resultados indicaram que a residência é um espaço potente de formação, no qual se utilizam metodologias ativas e desenvolve-se certa autonomia dos residentes. O processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido nas preceptorias de modo a facilitar a integração ensino e serviço. Existem, porém, algumas limitações a serem superadas, como esclarecimento sobre os papéis dos residentes e preceptores, sobre as atividades previstas para a formação e a caracterização do perfil dos residentes ingressantes. Identificam a necessidade de fortalecimento da relação preceptor-residente, aprimoramento do acolhimento dos residentes, especialmente daqueles sem vivências de métodos ativos, e investimento contínuo na formação dos preceptores.

 

 

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Biografia do Autor

Karina Cicarelli, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Especialista em Educação Profissional na área da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília. Enfermeira, Servidora Pública no Departamento Regional de Saúde- IX- Marília, no Centro de Avaliação em Saúde.

Camila Mugnai Vieira, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Pós-doutoranda em Educação pela UNESP/ Marília, Doutora em Educação pela UNESP/Marília. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.  Docente da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

CICARELLI, K.; VIEIRA, C. M. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRECEPTORIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO E ADAPTAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 121–139, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.25225. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25225. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS