PROJETO PROFISSIONAL DO JOVEM DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA
A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA EMANCIPAÇÃO DO JOVEM
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39741Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Egressos EFARResumo
Este artigo tem por objetivo investigar as contribuições do projeto profissional do jovem egresso da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues com foco na formação profissional, geração de trabalho e renda. Os dados são oriundos da pesquisa de Mestrado em andamento intitulada “Processos formativos via alternância: egressos da escola família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR”. O estudo está fundamentado no materialismo histórico-dialético. A análise de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com seis egressos da escola em pauta, concluintes no período de 1999 a 2009. Como resultados, verificou-se que a formação via pedagogia da alternância possibilita ao jovem a formação profissional na perspectiva emancipatória de formação para a vida, possibilitando, em alguns casos, a permanência do jovem no campo e sua atuação profissional como agente de desenvolvimento local de sua comunidade. Há de se ressaltar a dificuldade no acesso a investimentos para custeio, dificultando a concretização do projeto. No entanto, o projeto profissional do jovem possibilita ao egresso da Escola Família Agrícola a possibilidade de geração de trabalho e renda e, por conseguinte, a melhoria das comunidades localizadas no campo.
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