PERMANÊNCIA E EVASÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TÉCNICOS EM SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.42108

Palavras-chave:

Evasão escolar, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional

Resumo

O artigo tem como objeto de análise a permanência e a evasão de estudantes em uma escola pública de educação de técnicos em saúde, na modalidade integrada ao ensino médio, na cidade do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19 (2020-2022). A partir do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético, propõe a reflexão sobre a dinâmica sócio-histórica e cultural que aponta maiores índices de evasão para os filhos da classe trabalhadora, pobres e periféricos, bem como os desafios para a inclusão e permanência desses estudantes. Os resultados são indicativos de que o fortalecimento da gestão democrática da escola, especialmente, pela oportunidade de monitoramento de faltas; reuniões com docentes e conselhos de classe com a participação ativa do grêmio escolar aprimoram estratégias de ampliação das possibilidades de continuidade do fluxo escolar. Embora o contexto de precariedade nas condições de vida dos estudantes indique maior potenciais de evasão, a possibilidade de adotar estratégias que incluam garantia do acesso à internet e equipamentos eletrônicos, apoio financeiro, alimentação escolar e assistência psicossocial e pedagógica aos estudantes são fundamentais para ampliação da permanência. Todas estas ações demandam um ambiente institucional que enfatize a radicalidade do direito à educação pública em contextos de crise e emergências como vivenciado e que podem inspirar outras iniciativas de educação pública ao redor do país.

Biografia do Autor

  • Ingrid D’avilla Freire Pereira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

  • Rafael de Lima Bilio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2006), Mestrado em Educação (2010) e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  • Jonathan Ribeiro Farias de Moura , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

    Possui graduação Letra/ Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharelado (2012) e licenciatura (2013), Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Linguistica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

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Publicado

2023-10-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

PERMANÊNCIA E EVASÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TÉCNICOS EM SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 46–57, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.42108. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/42108. Acesso em: 19 dez. 2024.

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