POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS

ANÁLISE DE CENÁRIO A PARTIR DO ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Nadini da Silva Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Fernanda Storck Pinheiro Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Luis Fernando da Silva Laroque Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52969

Palavras-chave:

Ensino superior, Ações afirmativas, Instituições comunitárias de ensino superior

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido para analisar através de revisão bibliográfica, o estado da arte sobre a implementação de políticas de ações afirmativas em Instituições de Ensino Superior Comunitárias – ICES. As ICES, por possuírem constituição jurídica de direito privado, não se submetem às mesmas exigências que as Instituições de Ensino superior públicas e por esta razão se procurou verificar o quanto a temática das ações afirmativas vem sendo estudada para esta categoria de instituições, como forma de enfrentamento do racismo institucional e estrutural presente na sociedade brasileira contemporânea. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de uma pesquisa integrativa junto ao portal de teses e dissertações da CAPES para o período de 2019 a 2023. Como resultados, verificou-se a insuficiência de pesquisas acerca da adoção de ações afirmativas no contexto das instituições de ensino superior comunitárias, uma vez que os resultados encontrados são majoritariamente voltados às instituições públicas, que possuem a obrigatoriedade de adequar-se às legislações que versam sobre a democratização do acesso ao ensino superior e à pluralidade de seus quadros docente e técnico-administrativo. Conclui-se que o cenário das ICES e sua relação com políticas de ações afirmativas merece atenção e estudo, especialmente para que tais políticas não se restrinjam ao cenário do ensino superior público.

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Biografia do Autor

Nadini da Silva, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2022). Inscrita na Ordem dos advogados do Brasil, sob o número 130.442, atuando principalmente nos seguintes temas: conscientização, racismo, luta antirracista e direito constitucional.

Fernanda Storck Pinheiro, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Reitora e Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professora do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari Univates. Professora colaboradora do PPGAD Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduada, mestre e doutora em direito

Luis Fernando da Silva Laroque, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e professor da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

DA SILVA, N.; PINHEIRO, F. S.; LAROQUE, L. F. da S. POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS: ANÁLISE DE CENÁRIO A PARTIR DO ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 102–115, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.52969. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52969. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS