A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS / A Youth and Adults Education and social movements: some notes
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Movimentos sociais, Formação HumanaResumo
Este trabalho visa analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para além de sua redução a uma modalidade de ensino, bem como discutir seu caráter marcadamente legal e oficial. Realiza-se uma crítica segundo a qual a EJA é sempre vista pela oferta educacional propiciada pelo Estado. Neste texto procuramos superar a concepção de EJA, em que ela é vista de forma fragmentada; EJA nas escolas, no campo, como formação profissional e outras. Sustentamos neste artigo como a EJA se constitui, a partir da sua relação com os movimentos sociais, como o conjunto de formas de aprendizagem que se dão no interior da produção e reprodução da existência. Nesse sentido, a EJA deve ser vista, no âmbito da sociedade civil, na perspectiva de que os diversos locais de prática social se constituem em espaços de educação-formação de jovens e adultos. Sinalizamos uma visão ampliada do fenômeno educativo, ancorada na busca da unidade entre as ações de mobilização e organização dos setores oprimidos e de todas as expressões de luta por uma nova hegemonia na sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-11
Como Citar
REZENDE, R. M. G. de. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS / A Youth and Adults Education and social movements: some notes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 105–124, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9058. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS