TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CONTAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA E O VENCIMENTO BÁSICO NO PERÍODO DE 2000 A 2010 / Teaching Work in the system of basic education of Contagem: an analysis about the career and the basic...

Autores

  • André Ricardo Barbosa Duarte UEMG

Palavras-chave:

Trabalho docente, Política Educacional, Gestão Educacional

Resumo

Na última década do século XX e no inicio do XXI, no âmbito internacional, nacional e local ocorreram mudanças significativas na maneira como os Estados e os governos elaboram, implementam e avaliam as políticas públicas em todas as áreas. Com a crise do Estado de Bem-Estar Social e as reformas econômicas e políticas, a partir de objetivos e princípios neoliberais, reestruturaram as formas de produção e consumo afetando diretamente o mundo do trabalho e a educação. A ascensão de um novo paradigma de gestão pública reconfigurou o poder de Estado e reconstruiu as fronteiras entre as esferas públicas e privadas. Desta maneira, as políticas educacionais, nos anos 90 e 2000, são impactadas por esse novo ambiente político e econômico neoliberal e, assim, os sistemas públicos de educação passaram a operar em um contexto de descentralização e centralização de responsabilidades de financiamento, controle e avaliação. Assim, as transformações ocorridas nas políticas educacionais do Estado Brasileiro, nos últimos vinte anos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ricardo Barbosa Duarte, UEMG

Mestre em educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduado em História - Bacharelado / Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Pós-graduado em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-graduando em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é professor da rede pública do município de Contagem/MG e pesquisador-bolsista do grupo de pesquisa sobre "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impacos, impasses e perspectivas" vinculado ao Observatório da Educação e coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação da Universidade de São Paulo (CEPPPE-USP).

 

  

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

DUARTE, A. R. B. TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CONTAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA E O VENCIMENTO BÁSICO NO PERÍODO DE 2000 A 2010 / Teaching Work in the system of basic education of Contagem: an analysis about the career and the basic... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 319–320, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9295. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.