Rimbaud Cut-Up Burroughs
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..241-257Resumo
O objetivo deste ensaio é o de explorar a relação entre a poesia de Rimbaud e as experiências de William Burroughs com os cut-ups. A influência de Rimbaud sobre o trabalho de Burroughs se estende, contudo, para além dos cut-ups, envolvendo sua escrita ficcional.Downloads
Referências
BURROUGHS, William S. Almoço nu. Trad. Flavio Moreira da Costa e Mauro Sá Rego. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BURROUGHS, William S. My purpose is to write for space age. In: William S. Burroughs at the Front Critical Reception, 1959-1989. Editado por Jennie Skerl e Robin Lydenberg. Illinois: Southern Illinois University, 1991.
BURROUGHS, William S. Os escritores: as históricas entrevistas da Paris Review. Trad. Alberto Alexandre Martins. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 131-158.
BURROUGHS, William S. The job. Nova York: Penguin, 1989.
BURROUGHS, William S. The place of the dead roads. Novo York: Holt Rineheart, 1983.
BURROUGHS, William S. The third mind. Nova York: Viking, 1978.
BURROUGHS, William S. The ticket that exploded. Nova York: Grove Press, 1968.
CANDIDO, Antonio. Rimbaud – Transfusões. Folha de São Paula, “Letras”, p. 1-2, nov. 1991.
LYDENBERG, Robin. Word cultures· Radical theory and practice in Willliam S. Burroughs’ fiction. Illinois: University of Illinois Press, 1987.
MEYER, Augusto. Le bateau ivre: análise e interpretação. In: MEYER, Augusto. Textos críticos (org. João Alexandre Barbosa). São Paulo/Brasília: Perspectiva/Instituto Nacional do Livro, 1986.
MILES, Barry. William Burroughs – El hombre invisible. Nova York: Hyperion, 1993.
PERLOFF, Marjorie. Poetics of indeterminacy – Rimbaud to Cage. New Jersey: Princeton University Press, 1981.
RANCIÈRE, Jacques. As vozes e os corpos. In: RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete e outros. São Paulo: 34, 1995.
RIMBAUD, Arthur. Oeuvre-Vie. Edição do centenário estabelecido por Alain Borer e Andrée Montègre. Paris: Arléa, 1991.
SANTOS, Laymert Garcia dos. A experiência da agonio. In: SANTOS, Laymert Garcia dos. Tempo de ensaio. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Mauricio Vasconcelos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).