Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto submetido atende a todas as exigências descritas nas Diretrizes para Autores da revista.
- O texto submetido atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics): texto do Código em inglês ou sua tradução para o português.
- O autor ou os autores estão cadastrados na página da Aletria: Revista de Estudos de Literatura e preencheram, em seus perfis e nos metadados da submissão, os itens solicitados, principalmente a filiação, titulação e a ID na base ORCID (https://orcid.org/register).
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
Dossiê: Cultura e espaço público
Prazo para submissão: 30 de abril de 2021.
Organizadoras: Graciela Ravetti (FALE/UFMG/CNPq/Fapemig), Kátia da Costa Bezerra (Department of Spanish and Portuguese, University of Arizona)
Ao longo dos anos, o espaço público tem sofrido uma série de alterações morfológicas e funcionais, acarretando mudanças nos seus usos e significados. Eventos recentes, no entanto, têm suscitado novos debates. Um exemplo seriam as praças que, tradicionalmente tidas como um espaço de sociabilidade, ganharam um novo significado com as demonstrações de novos atores políticos, como foi o caso do Invade Wall Street. Do mesmo modo, o fluxo massivo de imigrantes tem dado origem a diferentes formas de territorialidade e espaços de exclusão. Outro exemplo seria o processo de retorno a uma certa forma de normalidade em meio à pandemia de Covid-19, que tem produzido formas de enfrentamento entre certos setores da população e o poder oficial. Todos esses conflitos refletem questões muito mais profundas, envolvendo noções de cidadania, pertencimento e democracia. Essas tensões apresentam o risco de exacerbar a alienação ou divisões sociais, mas também podem catalisar formas criativas de expressão cultural, modos de conhecimento e experiência.
O quarto número do volume 31 da Aletria: Revista de Estudos de Literatura propõe discutir algumas das questões envolvendo as noções de espaço público em sua relação com paradigmas de cidadania, pertencimento e democracia. O conceito de democracia aqui é empregado como um grande guarda-chuva que permite a articulação de diferentes noções de pertencimento e que se aplica a várias disciplinas. Convidamos propostas de ensaios originais nas áreas de letras, ciências sociais e artes que abordem, mas não se limitem a algumas dessas questões: como a cultura nos ajuda a refletir sobre os diferentes significados e usos do espaço público? Como as produções culturais nos ajudam a repensar a noção de democracia e cidadania? Como o uso do espaço público pode ser mais inclusivo? Os trabalhos podem lançar um olhar para o passado ou localizar-se no presente, investigando as produções culturais sob perspectivas teóricas variadas, enfocando em múltiplos gêneros literários (romance, novela, drama, poesia, crônicas) e produções artísticas (cinema, música, fotografia...).
Varia
A Aletria: Revista de Estudos de Literatura, recebe em fluxo continuo textos para seção "Varia", que acolhe trabalhos de tema livre dentro de seu foco e escopo.
Resenhas
A Aletria: Revista de Estudos de Literatura recebe, em fluxo contínuo, resenhas de obras literárias e científicas na área de literatura e teoria literária, publicadas no ano corrente ou anterior.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.