O Letrado no setecentos mineiro: a formação do poeta
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..123-134Resumo
A partir da perspectiva de uma análise arqueológica do discurso poético do Setecentos mineiro, tendo como corpus a poesia de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, este artigo analisa o agente de sua enunciação, evidenciando o percurso daformação do letrado e seus atributos -as práticas da escrita e da leitura -, formação e predicados que o habilitam a enunciar um discurso poético legitimado.Downloads
Referências
CARRATO, José Ferreira. Igreja, Iluminismo e escolas mineiras coloniais: notas sobre a cultura da decadência mineira setecentista. São Paulo: Nacional: Edusp, 1968.
CHARTIER, Roger. As práticos da escrita. In: ARIES, Philippe, CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. v. 3: Da Renascença ao Século das luzes. p. 113·161.
CURTIUS, Ernest Robert. Literatura européia e Idade Média latina. 2. ed. Brasília: MEC: INL 1979.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
FOUCAULT, Michel. What is an author?. In: LODGE, David (Ed.). Modern criticism and theory. London, New York: Longman, 1988. p. 197- 210.
FRIEIRO, Eduardo. O diabo na livraria do cônego: como era Gonzaga? E outros temas mineiros. 2. ed. rev. aum. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1981.
PROENÇA FILHO, Domício (Org.). A poesia dos inconfidentes: poesia completa de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
SOUZA, Laura de Mello. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Reinaldo Martiniano Marques (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).