Da fragmentação das utopias: El Continente Negro, de Marco Antonio de la Parra
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..89-96Resumo
Reflexões sobre a peça de teatro EI continente negro, do dramaturgo chileno Marco Antonio de la Parra, atualmente encenada pelo grupo de teatro hispânico Mayombe, da Faculdade de Letras. A partir de perspectivas abertas pela teoria da desconstrução, este artigo analisa o texto evidenciando as articulações de um sistema/rizoma como o que Deleuze e Guattari descrevem com os princípios de conexão, de heterogeneidade e de multiplicidadeDownloads
Referências
BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970. Tradução portuguesa de Maria de Santo Cruz e Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, s/d.
BUAROUE DE HOLLANDA, Heloisa (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
CULLER, Jonathan. La poética estructuralista: el estructuralismo, la lingüística y el estudio de la literatura. Barcelona: Anagrama, 1978.
DE LA PARRA, Marco Antonio. El continente negro. Buenos Aires: Teatro/Celcit, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DERRIDA, Jacques. La escritura y la diferencia. Barcelona: Anthropos, 1989.
SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica a alteridade? In: BUAROUE DE HOLLANDA, Heloisa (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
VATTIMO G. e outros. En torno a la posmodernidad. Barcelona: Anthropos, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Graciela Ravetti (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).