Repensando a Literatura Comparada: Edward Said e Fredric Jameson
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..11-38Resumo
As obras de Edward Said e Fredric Jameson representam, no contexto da crítica literária e cultural da atualidade, projetos alternativos para restaurar a validade do estudo histórico na leitura de textos, e isto na dimensão de poder globalizante que compreende as culturas metropolitanas e periféricas. Enquanto Jameson tenta situar tais textos em suas desigualdades e no contexto de uma história única e última e do sistema ideológico que os explica de forma mais completa (o Marxismo), Said percebe tais textos a partir da prática relativamente livre do crítico que, em precário equilíbrio entre cultura e sistema de pensamento e munido de uma ética humanitária de valor universal, tenta produzir uma leitura em contraponto dirigida para a percepção das histórias do outro cultural reprimidas pelas estratégias discursivas imperiais.Downloads
Referências
AHMAD, Aijaz. Culture, Nationalism, and the Role of Intellectuals: An interview with Aijaz Ahmad. Monthly Review, v. 47, p. 41-58, July-August 1995.
AHMAD, Aijaz. In Theory. London: Verso, 1992.
ALDRIDGE, Owen. Comparative Literature: Matter and Method. Urbana: U. of Illinois Press, 1960.
BASSNETT, Susan. Comparative Literature: A Critical Introduction. Oxford: Blackwell, 1993.
BENJAMIN, Walter. Illuminations. New York: Schocken, 1969.
BROOKS, Peter. “Must We Apologize?” Comparative Literature in the Age of Multiculturalism. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1995.
CÉSAIRE, Aimé. Une Tempête; Adaptacion de le Tempête, de Shaokespeare, pour un Théatre Nègre. Paris: Seuil, 1969.
FOUCAULT, Michel. Folie et Déraison: Histoire de lo Folie à l'Age Clossique. Paris: Gallimard, 1961.
FOUCAULT, Michel. Questions of Geography. In: Power and Knowledge. Brighton: Ed. Colin Gordon, 1976.
HULME, Peter. Colonial Encounters. London: Routledge, 1986.
JAMESON, Fredric. A Brief Response. In: Social Text, 17, p. 26-27, 1987a.
JAMESON, Fredric. Five Theses on Actually Existing Marxism. In: Monthly Review, v. 47, n. 11, p. 1-10, April 1996.
JAMESON, Fredric. Marxism and Teaching. In: New Political Science 1, 2/3 (Fall-Winter), p. 31-36, 1980.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, or the Cultural Logic of Late Capitalism. In: New Left Review, 146, p. 53-92, 1984.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, or The Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke U. Press, 1991.
JAMESON, Fredric. The Political Unconscious. New York: Ithaca, 1981.
JAMESON, Fredric. The State of the Subject. In: Critical Quarterly 29. 4 (Winter), p. 16-25, 1987b.
JAMESON, Fredric. Third-World literature in the Era of Multinational Capitalism. In: Social Text, 15, p. 65-88, 1986.
MACHEREY, Pierre. A Theory of Literary Production. London: Routledge, 1978 [1966].
RETAMAR, Roberto Fernández. Caliban: Notes Toward a Discussion of Culture in Our America. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 1989.
SAID, Edward. Culture and Imperialism. London: Chatto & Windus, 1993.
SAID, Edward. Orientalism. London: Chatto & Windus, 1987b.
SAID, Edward. The Problem of Textuality: Two Exemplary Positions. In: Critical Inquiry, v. 4, n. 4, p. 613-714, 1987a.
WALLERSTEIN, Immanuel. The Modern World. System. 2 v. New York: Academic Press, 1974.
WEBER, Samuel. Capitalizing History: Notes on The Political Unconscious. In: The Politics of Theory, eds. Francis Barker et alii. Colchester: University of Essex Press, 1983.
YOUNG, Robert. White Mythologies: Writing History and the West. London: Routledge, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Sérgio Luiz Prado Bellei (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).