A Máquina Teórica: O Discurso de Christopher Norris sobre o Pós-Modernismo na Década de Noventa

Autores

  • Adam Sharman

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..39-68

Resumo

opresente ensaio oferece uma exegese crítica dos sete livros que, até o final de 1997, o teórico e crítico britânico Christopher Norman dedicou ao pós-modernismo, considerando-se que a temática de Norris é a teoria pósmodernista, não os artefatos culturais ou processos pósmodernistas pelos quais ele demonstra pouco interesse. Nessa trajetória, são entrelaçados os fios de diversas questões: o entendimento de Norris do pós-modernismo; as objeções que ele faz à teoria pós-modernista; o teor de sua discordância de pensadores como Baudrillard com relação à Guerra do Golfo; a nota de desalento que pauta sua visão do pós-modernismo; o impacto do contexto político de direita de Margaret Thatcher sobre sua visão pessimista dos intelectuais pós-modernistas no início da década. Sobretudo, o ensaio rastreia a crítica reiterada de Norris à excessiva extensão conferida à lingüística saussureana, na sua opinião, a raiz de um mal-elaborado "relativismo cultural", bem como seu amplo comentário sobre o afastamento de Michel Foucault do pensamento de Kant. Norris crê que esse encontro ilustra, de forma exemplar, o afastamento pós-modernista dos valores iluministas de verdade, crítica e razão universal, cujo corolário, para ele, é a eliminação de qualquer vinculação, baseada em princípios, entre a prática intelectual e o domínio ético-político. O ensaio oferece, paralelamente, um número de críticas a Norris (inclusive seu hábito de processar diversas posições numa máquina teórica abstrata e imperdoável), aiJ ressaltar as muitas alternativas à teoria pós-modernista que ele explora (filosofias pós-analíticas do significado, filosofia da ciência, realismo causal, a desconstrução de Derrida e de Man). O ensaio conclui estabelecendo uma distinção entre relatividade e relativismo e enfatizando que também a epistemologia necessita de uma ética e de uma responsabilidade -com relação aos textos, pensadores e contextos -, não seccionáveis do tecido do pós-modernismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, M. Discipline and punish: the birth of the prison. Trad. Alan Sheridan. Harmondswarth, London: Penguin, 1977; reproduced 1986.

FOUCAULT, Michel.L'usage des plaisirs. v. 2. Histoire de la sexualité. Paris: Editions Gallimard, 1984.

NORRIS, Christopher. New idols of the cave: on the limits of an anti-realism. Manchester: Manchester University Press, 1997.

NORRIS, Christopher. Reclaiming truth: contribution to a critique of cultural relativism. London: Lawrence and Wishart, 1996.

NORRIS, Christopher. Spinoza and the origins of modem critical theory. Oxford: Basil Blackwell, 1991.

NORRIS, Christopher. The truth about postmodernism. Oxford: Basil Blackwell, 1993.

NORRIS, Christopher. Truth and the ethics of criticism. Manchester: Manchester University Press, 1994.

NORRIS, Christopher. Uncritical theory: postmodernism, intellectuals and the Gulf War. London: Lawrence and Wishart, 1992.

NORRIS, Christopher. What’s wrong with postmodernism: critical theory and the ends of philosophy. New York: Harvester Wheatsheaf, 1990.

SHARMAN, Adam. A ruse of reason: constitutionalist powers in the work of Michel Foucault Nottingham: The University of Nottingham, 1985. (Unpublished PhD thesis).

Downloads

Publicado

1997-10-31

Como Citar

Sharman, A. (1997). A Máquina Teórica: O Discurso de Christopher Norris sobre o Pós-Modernismo na Década de Noventa. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 5, 39–68. https://doi.org/10.17851/2317-2096.5.39-68

Edição

Seção

Dossiê temático