A Casa Desabitada: A Narrativa no Fim do Milênio
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..145-153Resumo
Este artigo apresenta a casa como imagem fundadora da narrativa e a cidade como imagemfundadora da narrativa moderna. Com a crise da modernidade, essas duas imagens arquetípicas se enfraquecem e passam a ser representadas na narrativa contemporânea como o lugar da falta e da perda, ou como simulacro. A novela A tarde de um escritor, de Peter Handke, propicia aqui a discussão sobre o novo tratamento dado à casa e à cidade na narrativa do fim domilênio.
Downloads
Referências
DUMAS, Marguerite: Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
PROUST, Marcel: Sobre a leitura. Trad. Carlos Vogt. Campinas: Pontes, 1989.
RYBCZYNSKI, W. Vida nas cidades. São Paulo: Record, 1995.
ÁVILA, Myriam: O caracol e sua concha. In: Cartas a Mário. Cadernos de pesquisa, Napq/UFMG, n. 11, 1993.
HANDKE, Peter: A tarde de um escritor. Trad. Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
BAKHTIN, Mikhail: Questões de literatura e de estética (A teoria do romance). São Paulo: UNESP, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Myriam Ávila (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).