Os Sertões: A Nação Ficcionalizada
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..231-242Resumo
Os Sertões, de Euclides da Cunha é um dos livros considerados como uma referência na Literatura Brasileira, organizando ficcionalmente elementos poderosos do meio social e profundos sentimentos de nossa cultura. Apesar disso, é um livro que paradoxalmente nos apresenta a face dilacerada da nação. Este texto coloca a questão do sucesso contemporâneo alcançado pelo livro.Downloads
Referências
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.
BORGES, J. L. Sobre los c1ásicos. Antologia personal. Buenos Aires: Emecé, 1968.
CALVINO, Italo. Por que ler os c1ássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México City: Grijalba, 1990.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. 27. Ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1963.
CUNHA, Euclides do. Hautes terres (La guerre de Canudos). Paris: Métailié, 1993.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade: uma prática contraditória. Ensaios de semiótica. Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura, Belo Horizonte, n. 8, 1982.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Gatos de outro saco. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HARDMAN, Francisco Foot. Brutalidade antigo: sobre história e ruína em Euclides. Estudos avançados, São Paulo, v. 10, n. 26, p. 293-310, 1996.
HOORNAERT, Eduardo. O sonho dos espaços sagrados. Folha de São Paulo, 21 set. 1997.
LEVINE, Robert M. O sertão prometido: o massacre de Canudos no nordeste brasileiro. São Paulo: EDUSP, 1995.
PAZ, Octavio. El arco y la lira. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
RAMA, Angel. A cidade das letras. Trad. Emir Sader. São Paulo: Brasiliense, 1995.
ROUANET, Sérgio Paulo. Canudos chega à Alemanha. Folha de São Paulo,19 jun. 1995.
SANTIAGO, Silviano. Fechado para balanço. Nas malhas da letra: ensaios. São Paulo: Companhia dos Letras, 1989.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SODRÉ, Nelson Werneck. Revisão de Euclides do Cunho. In: CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. 27. ed Brasília: Universidade de Brasília, 1963.
VENTURA, Roberto. Euclides da Cunha e a República. Estudos Avançados, São Paulo, v. 10, n. 26, p. 275-291, 1996.
VILLA, Marco Antonio. A aurora de Belo Monte. Folha de São Paulo. 21 set. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Maria Zilda Ferreira Cury (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).