Der Prozess e a Arte - Anotações para uma poética de Kafka
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..253-280Resumo
A leitura interpretativa que o presente estudo faz de O Processo afasta-se das interpretações tradicionais. Os fundamentos metafísicos que deram origem aos gêneros e aos estilos de época são insuficientes para apreenderem a especificidade da obra literária. Eles são substituídos pela própria obra, entendida como processo. Ler poeticamente a obra é fazer eclodir a sua poética. Para tanto, assinalam-se na obra de Kafka três grandes processos: a vida cotidiana, a vida jurídico-institucional, o manifestação do real. A unidade desses três processos é realizada por um quarto: o processo narrativo. A culpa de Joseph K. é lida como a morte que irrompe com a vida, mas da qual o personagem não quer tomar-se consciente. Todo o processo narrativo, do qual resulta O Processo, consiste nesta descoberta abissal e inexorável.Downloads
Referências
BOESCH, Bruno. História da literatura alemã. São Paulo: Herder, 1967.
CARPEAUX, Otto Maria. A literatura alemã. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
KAFKA, Franz. Der Prozess. Hamburg: Fischer Bücherei, 1962.
KAFKA, Franz. O processo. Lisboa: Europa-América, 1976.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Apresentação. In: HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis, Vozes, 1988. v. 1.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Hermenêutica e mito. Caderno de Letras. Rio de Janeiro. Faculdade de Letras – UFRJ, n. 11, 1995. p. 17-20.
ROSENFELD, AnatoI. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Perspectiva, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Manuel Antônio Castro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).