O Copista de Wall Street: Produtividade, Reprodução e a Escolha de Bartleby
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..281-290Resumo
Neste trabalho são discutidas as noções de realidade e arte, cópia e criação, perante a acelerada reprodução da obra de arte na modernidade e suas implicações na conceituação de criação artística. Walter Benjamin e Paul Valéry proporcionaram o instrumental para a discussão, aqui ilustrada pelo conto Bartleby the Scrivener, de Herman Melville, pela visão adiante de seu tempo que o autor imprime à sua enigmática personagem central, em seu dilema existencial entre a possibilidade da repetição de si mesma e a transgressora resistência passiva ao cumprimento da tarefa de copista. Não se buscou identificar Melville em sua inescrutável personagem; procurou-se vê-la, sob um ângulo metaficcional, diante do impasse, comum ao artista, entre anoção de realidade e sua "reprodução" na obra de arte.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. Illuminations. Harry Zahn (Trad.) London: Fontana Press, 1992.
BOZAL Valeriano et alii. As civilizações do oriente próximo e médio. História geral da arte: escultura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 37·75.
MELVILLE, Herman. Bartleby the Scrivener. The Shorter Novels of Herman Melville. New York/London: Liveright, 1978.
PINTO, Marcos Barros. Jornal do Brasil, Caderno B, 1996, p. 5.
TÀPIES, Antoni. A prático da arte. História geral da arte: pintura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 7-8.
THARRAIS, Joan-Josep. A arte como necessidade permanente. História geral da arte: pintura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 9-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Lúcia Helena Azevedo Vilela (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).