O Copista de Wall Street: Produtividade, Reprodução e a Escolha de Bartleby
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..281-290Resumo
Neste trabalho são discutidas as noções de realidade e arte, cópia e criação, perante a acelerada reprodução da obra de arte na modernidade e suas implicações na conceituação de criação artística. Walter Benjamin e Paul Valéry proporcionaram o instrumental para a discussão, aqui ilustrada pelo conto Bartleby the Scrivener, de Herman Melville, pela visão adiante de seu tempo que o autor imprime à sua enigmática personagem central, em seu dilema existencial entre a possibilidade da repetição de si mesma e a transgressora resistência passiva ao cumprimento da tarefa de copista. Não se buscou identificar Melville em sua inescrutável personagem; procurou-se vê-la, sob um ângulo metaficcional, diante do impasse, comum ao artista, entre anoção de realidade e sua "reprodução" na obra de arte.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. Illuminations. Harry Zahn (Trad.) London: Fontana Press, 1992.
BOZAL Valeriano et alii. As civilizações do oriente próximo e médio. História geral da arte: escultura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 37·75.
MELVILLE, Herman. Bartleby the Scrivener. The Shorter Novels of Herman Melville. New York/London: Liveright, 1978.
PINTO, Marcos Barros. Jornal do Brasil, Caderno B, 1996, p. 5.
TÀPIES, Antoni. A prático da arte. História geral da arte: pintura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 7-8.
THARRAIS, Joan-Josep. A arte como necessidade permanente. História geral da arte: pintura I. Madrid: Ediciones del Prado, 1995, p. 9-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Lúcia Helena Azevedo Vilela (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).