A situação da poesia e a crítica
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..26-32Resumo
Este ensaio discute alguns aspectos da relação crucial entre poesia e sociedade moderna e examina o papel da crítica. Dois diferentes tipos de abordagem crítica á poesia são analisados: uma corresponde ao trabalho do poeta-crítico Mário Faustino e a outra é relativa a escrit da crítica acadêmica de Flora Sussekind.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Lírica e sociedade. In: Os pensadores. Textos escolhidos/ Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jürgen Habermas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
BENJAMIN, Walter. A Paris do Segundo Império em Baudelaire. In: KHOTE, Flávio. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985.
CAETANO, Ana. Dez X Dez – Projeto de calendário poético. Belo Horizonte: Projeto BH 100 anos, 1993.
FAUSTINO, Mário. Poesia completa – Poesia traduzida. Org. Benedito Nunes. São Paulo: Max Limonad, 1985.
FAUSTINO, Mário. Poesia-Experiência. São Paulo: Perspectiva, 1977.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
SÜSSEKIND, Flora. Papéis colados. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Jair Tadeu Fonseca (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).