Poesia semiótica
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..45-60Resumo
A poesia semiótica através da chave léxica, transladou a verbivocovisualidade da Poesia Concreta - construtivista, realizada a apartir da letra, da sílaba e/ou palavra - para a poesia sem palavras do Poema Processo.Downloads
Referências
AZEVEDO FILHO, Leodegárío de. Poetas do modernismo – antologia crítica. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972. 6 v.
CAMPOS, Augusto de. Poesia 1949-1979. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
CAMPOS, Augusto de. Poesia, antipoesia, antropofagia. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta – textos críticos e manifestos 1950-1960. 2. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
CIRNE, Moacy; SÁ, Álvaro. Do modernismo ao poema-processo e ao poema experimental: teoria e prática. Revista de Cultura Vozes, n. 1, Petrópolis, 1978.
CONCRETISMO. Revista de Cultura Vozes, n. 1, Petrópolis, 1977.
DANTAS, Vinicius; SIMON, Iumna Maria. Poesia Concreta. São Paulo: Abril, 1982.
DIAS-PINO, Wlademir. A separação entre inscrever e escrever (catálogo de exposição). Cuiabá: Edições do Meio, 1982.
DIAS-PINO, Wlademir. Processo: linguagem e comunicação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1973.
DOLABELA, Marcelo. Mini-antologia da poesia concreta. Belo Horizonte, 1997.
EISENSTEIN, Serguei. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de (Org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1977.
IGNATARI, Décio. Concracomunicação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1973.
MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade – uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1991.
MENEZES, Philadelpho. Roteiro de leitura: poesia concreta e visual. São Paulo: Ática, 1998.
PIGNATARI, Décio. Comunicação poética. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.
PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1968.
PIGNATARI, Décio. Poesia Pois É Poesia. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Marcelo Dolabela (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).