Uma vivência de despaisamento
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..69-84Resumo
Resumo: Este ensaio tem por objetivo evidenciar a concepção poética de Paulo Leminski, a partir de uma reflexão sobre a condição atópica do poeta na modernidade
Palavras-chave: poesia brasileira contemporânea, Paulo Leminski
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. On Christian Doctrine. Estados Unidos: The University of Chicago, 1989.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
ARRIGUCCI JR., Davi. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
ASCHER, Nelson. In: LAFORGUE, Jules. Litanias da lua. Org. e trad: Régis Bonvicino. São Paulo: Iluminuras, 1989.
ÁVILA, Carlos. Poesia e sociedade de consumo. In: COSTA, Horácio (org.). A palavra poética na América Latina: avaliação de uma geração. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 1992.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1987.
LEITE, Sebastião Uchoa. Entrevista. Revista 34 Letras, n. 7, mar. 1990.
LEMINSKI, Paulo. Anseios crípticos. Curitiba: Criar Edições, 1986.
LEMINSKI, Paulo. Caprichos & relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987.
LEMINSKI, Paulo. La vie en close. São Paulo: Brasiliense, 1991.
LEMINSKI, Paulo. O ex-estranho. Organizado por Alice Ruiz e Áurea Leminski. São Paulo: Iluminuras, 1996.
LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. In: NOVAES, Adauto (org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
LEMINSKI, Paulo. Uma carta uma brasa através / cartas a Régis Bonvicino (1976-1981). São Paulo: Iluminuras, 1992.
MACIEL, Maria Esther. As vertigens da lucidez. São Paulo: Experimento, 1995.
MACIEL, Maria Esther. Poéticas da lucidez: notas sobre os poetas-críticos da modernidade. Revista de Estudos de Literatura, v. 2, Belo Horizonte, Centro de Estudos Literários, out. 1994.
MESSERLI, Douglas. A experiência da linguagem (entrevista a Régis Bonvicino). Folha de S. Paulo, 01 out. 1994, caderno Mais!
PAIXÃO, Fernando. As duas faces da vida poética. Folha de S. Paulo, 18 fev. 1996.
PAZ, Octavio. A outra voz. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1990.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Da influência ao intertexto. In: Anais do Congresso da Abralic, v. 2, 1990.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura e Memória Cultural. Anais do Congresso da Abralic, v. 3, 1991.
PIGNATARI, Décio. Letras, Artes, Mídia. São Paulo: Editora Globo, 1995.
RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da obra literária. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
RUIZ, Alice. Sobrevida. In: LEMINSKI, Paulo. Vida. Porto Alegre: Sulina, 1998.
VELOSO, Caetano. Utopia 2. Folha de S. Paulo, 25 set. 1994, caderno Mais!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Fabrício Marques de Oliveira (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).