A cidade arcaica
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..85-90Resumo
Há muitos pontos comuns entre o pensamento modernizador que fundamentou a conepção e a construção de Brasília e as opçãos estéticas que alicerçam a obra de João Cabral de Melo Neto. Seus poemas sobre Brasília, é possível constatar tanto o endosso do caráter utópico do projeto de modernização quanto uma visão crítica dos riscos desse projeto. Nas idades poéticas de João Cabral, diferentes graus de tensão moderno/arcaico são esboçados e avaliados.Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
COSTA, Lúcio. Plano-Piloto de Brasília. In: SILVA, Ernesto. História de Brasília. Brasília: Coordenada, 1971.
LISPECTOR, Clarice. Visão do esplendor. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
MELO NETO, João Cabral de. Considerações do poeta em vigília. Cadernos de literatura brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 1, mar. 1996. Entrevista.
MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Luis Alberto Brandão Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).