Entre a plateia e o tablado: Machado de Assis, crítico teatral
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..58-68Palavras-chave:
teatro brasileiro, crítica teatral, historiografia teatral, Brazilian theater, theatrical criticism, theatrical historiography.Resumo
Resumo: O objetivo deste texto é demonstrar a atuação de Machado de Assis em uma de suas funções literárias menos apreciadas pela crítica tradicional sobre a obra do escritor brasileiro: a de crítico teatral. Apresentam-se suas ideias sobre teatro e o contexto histórico-cultural da capital do Império, notadamente marcado pela presença de um teatro importado transplantado para os tablados tropicais.
Palavras-chave: teatro brasileiro; crítica teatral; historiografia teatral.
Abstract: The aim of this text is to demonstrate Machado de Assis’ actuation in one of his less literary activities appreciated by the mainstream traditional criticism about the Brazilian writer: the theatrical critic. This essay shows his ideas about theatre and the historical-cultural context of the capital of Empire, which was mainly marked by the presence of an imported theatre transplanted to the tropical stages.
Keywords: Brazilian theater; theatrical criticism; theatrical historiography.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1952. 31 V.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Nacionalidade e literatura: os caminhos da alteridade. Florianópolis: Daufsc, 1992.
BOSI, Alfredo et al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
FARIA, João Roberto. O teatro realista no Brasil: 1855-1865. São Paulo: Perspectiva, Edusp, 1993.
FERREIRA, Eliane Fernanda Cunha. Machado de Assis sob as luzes da ribalta. São Paulo: Editorial Cone Sul, 1998.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis. In: BOSI, Alfredo et al. Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1982.
RIBEIRO, Maria Augusta H. W. Machado de Assis, um teatro de figuras controversas. 1989. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
SCHWARZ, Roberto. Que horas são? – ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Eliane Fernanda Cunha Ferreira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).