Atrás do véu da a crua nudez da fantasia, verdade: Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues

Autores

  • Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..117-125

Palavras-chave:

Vestido de noiva, surrealismo, inconsciente, surréalisme, inconsciente.

Resumo

Resumo: Pretende -se investigar como a peça Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, mantém homologia estrutural com a topologia dos sonhos descrita por Freud e com a imagem do inconsciente, calcada no corpo da Vênus de Milo com gavetas (1936), escultura de Salvador Dalí, na sua fase marcadamente surrealista.

Palavras-chave: Vestido de noiva; surrealismo; inconsciente.

Résumé: On essaie de vérifier que la piece Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, maintient une homologie structurale avec la topologie des songes décrite par Freud et avec l’image de l’inconscient qui apparaít dans le corps de Vênus de Milo com gavetas (1936), sculpture de Salvador Dalí, dans sa phase notamment surréaliste.

Mots-clés: Vestido de noiva; surréalisme; inconsciente.

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Publicado

2000-12-31

Como Citar

Scarpelli, M. de O. F. (2000). Atrás do véu da a crua nudez da fantasia, verdade: Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 7, 117–125. https://doi.org/10.17851/2317-2096.7.117-125

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Crítica Teatral - Monólogo