L’azione efficace nel teatro del novecento: fra sinestesia e cinestesi
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..193-206Palavras-chave:
Wassily Kandinsky, teatro.Resumo
Resumen: A partire dalle esperienze finde siecle dei simbolisti, e dalle ricerche sinestetiche fra pittura musica e teatro di Wassily Kandinsky, l’articolo prende in esame alcuni fra i principali tentativi intrapresi dai maestri della scena contemporanea per fare del teatro e dello spettacolo gli strumenti di un’azione efficace sullo spcttatore e, prima ancora, sullo stesso attore, soffermandosi in particolare su Eisenstein, Artaud e Grotowski.
Resumo: A partir das experiências de fim de século dos simbolistas, e das pesquisas sinestésicas entre pintura, música e teatro de Wassily Kandinsky, o artigo se propõe examinar algumas das principais tentativas feitas pelos mestres do teatro contemporâneo para fazer do Teatro e do Espetáculo instrumentos de uma ação eficaz sobre o espectador e, antes de tudo, sobre o próprio autor, baseando-se, principalmente, nas teorias de Eisenstein, Artaud e Grotowski.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Il Teatro e il suo doppio. In: ARTAUD, Antonin. Il Teatro e il suo doppio. Con altri scritti teatrali. Torino: Einaudi, 1972.
ARTIOLI, Umberto. Teorie della scena dal Naturalismo al Surrealismo. I- Dai Meininger a Craig. Firenze: Sansoni, 1972.
BABLET, Denis. Le décor de théatre de 1870 à 1914. Paris: CNRS, 1965.
CALVARESE, Ornella. Postfazione. Il teatro del corpo estatico. In: EJZENSTEJN, Sergej M. Il movimento espressivo. Scritti sul teatro. A cura di Pietro Montani. Venezia: Marsilio, 1998.
DE MARINIS, Marco. La danza alla rovescia di Artaud. Il secando Teatro della Crudeltà. Bologna: Edizioni del Battello Ebbro, 1999.
EJZENSTEJN, Sergej M. Illegame inatteso. In: ______. Il movimento espressivo. Scritti sul teatro. A cura di Pietro Montani. Venezia: Marsilio, 1998.
EJZENSTEJN, Sergej M. Il montaggio delle attrazioni. In: ______. Il montaggio. Venezia: Marsilio, 1986.
EJZENSTEJN, Sergej M. Il movimento espressivo. In: ______. Il movimento espressivo. Scritti sul teatro. A cura di Pietro Montani. Venezia: Marsilio, 1998.
GROTOWSKI, Jerzy. Per un teatro povero. Roma: Bulzoni, 1970 [ed. orig., 1968].
KANDINSKIJ, Wassily. Sulla composizione scenica. In: ______. Tutti gli scritti. A cura di Philippe Sers. Milano: Feltrinelli, 1974.
MELDOLESI, C.; TAYIANI, F. Teatro e spettacolo nel primo Ottocento. Roma-Bari: Laterza, 1991.
MILANI, Raffaele. Il tema delle corrispondenze artistiche e il pensiero cosmologico di Etienne Souriau. In: SOURIAU, Etienne. La corrispondenza delle arti. A cura di R.M. Firenze: Alinea Editrice, 1988.
MISLER, Nicoletta. Per una liturgia dei sensi. Il concetto di sinestesia da Kandinskij a Florenskij. Rassegna Sovietica, v. 2, 1986.
RUFFINI, Franco. I teatri di Artaud. Crudeltà, corpo-mente. Bologna: Il Mulino, 1996.
RUFFJNI, Franco. Teatro e boxe. L: 'atleta del cuore' nella scena del Novecento. Bologna: Il Mulino, 1994.
TAVIANI, Ferdinando. Uomini di scena, uomini di libro. Introduzione alla letteratura teatrale italiana del Novecento. Bologna: Il Mulino, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Marco De Marinis (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).