Anémic Cinéma: uma experiência do avesso da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..89-98Palavras-chave:
avant-garde, cinema, puns, optical discs, Duchamp.Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência cinematográfica de vanguarda, Anémic cinéma, realizada por Marcel Duchamp, e tem por objetivo demonstrar que tal experiência resulta de uma reflexão, aprofundada e subversiva ao mesmo tempo, sobre a linguagem, tendo o artista absorvido a poética de Mallarmé, Roussel e Brisset.
Palavras-chave: vanguarda; cinema; discos óticos; jogo de palavras; Duchamp.
Abstract: This paper presents an avant-garde cinematographic experience, Anémic cinéma, undergone by Marcel Duchamp, who has assimilated Mallarmé’s, Roussel’s and Brisset’s poetics. The experience results from a simultaneously deep and subversive reflection on langage.
Keywords: avant-garde; cinema; puns; optical discs; Duchamp.
Referências
ARBEX, Márcia M.V. De l’image de la lettre à la poésie peinte. Étude sur la fonction de l’écriture dans les arts visuels: 1910-1930. 1992. Tese (Doutorado) - Université de la Sorbonne, Paris III, Paris, 1992.
BARTHES, Roland. L’Obvie et l’obtus: essais critiques III. Paris: Seuil, 1982.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRETON, André. Anthologie de l’humour noir. Paris: Jean-Jacques Pauvert, 1966.
BRUNEL, Pierre, CHEVREL, Yves. La littérature comparée devant les images modernes: cinéma, photographies, télévision. In: Précis de littérature comparée. Paris: PUF, 1989. p. 263-298.
BUFFET-PICABIA, Gabrielle. Rencontres. Paris: Pierre Belfond, 1977.
CABANNE, Pierre. Entretiens avec Marcel Duchamp. Paris: Belfond, 1967.
CLAIR, Jean. Duchamp et la photographie. Paris: Chêne, 1977.
CLAIR, Jean. L’ oeuvre de Marcel Duchamp/Exposition. Musée National d’Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, 1977. 4 v. V.III: Abécédaire.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DE HAAS, Patrick. Un heureux dénouement. A la recherche d’un cinéma pur dans les années 10 et 20. In: VIATTE, Germain e alli (Org.). Peinture - cinéma - peinture. Paris: Hazan et Direction des Musées de Marseille, 1989.
DUCHAMP, Marcel. Duchamp du signe. Écrits de M. Duchamp réunis et présentées par M. Sanouillet. Paris: Flammarion, 1975.
DUCHAMP, Marcel. Marchand du Sel. Paris: Ed. du Terrain Vague, 1958.
FOUCAULT, Michel. Raymond Roussel. Préface de Pierre Macherey. Paris: Gallimard, 1963.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
METZ, Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp, l’apparence mise à nu. Paris: Gallimard, 1977.
ROUSSEL, Raymond. Comment j’ai écrit certains de mes livres. Paris: Jean-Jacques Pauvert, 1963.
SCHWARZ, A. Qu’y a-t-il dans un mot? In: Opus International. Paris, n. 49, mars 1974.
VIATTE, Germain e alli (org.). Peinture - cinéma - peinture. Catalogue de l’exposition
réalisé au Centre de la Vieille Charité, Marseille, 15 octobre 1989 à 14 janvier 1990. Paris: Hazan et Direction des Musées de Marseille, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Márcia Arbex (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).