Em estado de tradução: Manuel Puig e Lars von Trier
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..232-240Palavras-chave:
movies, literature, Latin America, post-colonialism.Resumo
Resumo: Leitura de dois textos (La traición de Rita Hayworth, romance de Manuel Puig e Dancer in the dark, filme de Lars von Trier) nos quais é possível capturar de que maneira certas formas como a dos musicais melodramáticos — muito difundidas e já clássicas do fazer cinematográfico hollywoodiano — foram recepcionadas por pessoas que viviam em sociedades periféricas, estigmatizadas por carências econômicas e culturais, entre outras. Trabalha-se também com a possibilidade de reconstruir hipoteticamente o modo como essas formas e suas significações, habitualmente rotuladas de alienantes, foram transformadas em instrumentos, se não de liberação, pelo menos de consolo e de alimento nas horas de resistência à dor e ao sofrimento humanos.
Palavras-chave: cinema; literatura; América Latina; pós-colonialismo.
Abstract: This paper presents a reading of two texts, namely La traición de Rita Hayworth, Manuel Puig’s novel, and Dancer in dark, a film by Lars von Trier. This analysis aims at an investigation of the reception of the already widespread classical style of Hollywood movies, like the musical melodrama, by those who live in peripheral societies, marginalized by economic and cultural lack, among others. It deals with the possibility of reconstructing hypothetically the way these forms and their significance, generally labelled as alienating, were transformed into instruments, if not of liberation, at least of solace and nurturing in moments of resistance to pain and human suffering.
Keywords: movies; literature; Latin America; post-colonialism.
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