A imagem como ruína: de uma totalidade irrecuperável
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..262-269Palavras-chave:
literature, cinema, montage, intertext, museum.Resumo
Resumo: O dialogismo entre o filme Citizen Kane, de Orson Welles, e o poema “Kubla Khan”, de S. T. Coleridge, é analisado, sendo evidenciados não só o tema em comum – o mito do Paraíso perdido – como também a similaridade na organização do discurso na justaposição das imagens, como fragmentos da memória a serem preservados.
Palavras-chave: literatura; cinema; montagem; intertexto; museu.
Abstract: The intertext between the film Citizen Kane, by Orson Welles, and the poem “Kubla Khan”, by S. T. Coleridge, is analised. A common theme, the myth of lost Paradise, and similar strategies in the organization of discourse, the manipulation of images as juxtaposed fragments from reservoirs of memories, are shown.
Keywords: literature; cinema; montage; intertext; museum.
Downloads
Referências
BAZIN, André. Orson Welles. Paris: Cerf, 1972.
BORGES, Jorge Luis; COZARINSKY, Edgardo. Do cinema. Trad. Ana Fonseca e Silva e Salvato Teles de Meneses. Lisboa: Livros Horizontes, 1983.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas 2. Buenos Aires: Emecé, 1984.
COLERIDGE, S. T. Biographia Litteraria. London: J. M. Dent and Sons, 1930.
COLERIDGE, S. T. Poems and Prose. London: Penguin Books, 1987.
DELEUZE, Gilles. A imagem tempo. Trad. Heloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ECO, Umberto. Viagem na realidade cotidiana. Trad. Aurora Bernardini e Homero Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
EISENSTEIN, Serguei. The film sense. Transl. Jay Leyde. London: Faber and Faber, 1977.
EL LIBRO DEL CIUDADANO. Conteniendo el guión de filmación. Trad. Daniel Landes. Buenos Aires: Ediciones de la Flor SRL., 1976.
LOWES, Jonh Livingston. The road to Xanadu: a study in the ways of the imagination. Boston: Houghton Mifflin Co., 1955.
VOLPE, Miriam L. Resgate de um sonho: Cidadão Kane e Kubla Khan. São Paulo: Editorial Cone Sul, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Míriam L. Volpe (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).