A imagem como ruína: de uma totalidade irrecuperável

Autores

  • Míriam L. Volpe

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..262-269

Palavras-chave:

literature, cinema, montage, intertext, museum.

Resumo

Resumo: O dialogismo entre o filme Citizen Kane, de Orson Welles, e o poema “Kubla Khan”, de S. T. Coleridge, é analisado, sendo evidenciados não só o tema em comum – o mito do Paraíso perdido – como também a similaridade na organização do discurso na justaposição das imagens, como fragmentos da memória a serem preservados.

Palavras-chave: literatura; cinema; montagem; intertexto; museu.

Abstract: The intertext between the film Citizen Kane, by Orson Welles, and the poem “Kubla Khan”, by S. T. Coleridge, is analised. A common theme, the myth of lost Paradise, and similar strategies in the organization of discourse, the manipulation of images as juxtaposed fragments from reservoirs of memories, are shown.

Keywords: literature; cinema; montage; intertext; museum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZIN, André. Orson Welles. Paris: Cerf, 1972.

BORGES, Jorge Luis; COZARINSKY, Edgardo. Do cinema. Trad. Ana Fonseca e Silva e Salvato Teles de Meneses. Lisboa: Livros Horizontes, 1983.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas 2. Buenos Aires: Emecé, 1984.

COLERIDGE, S. T. Biographia Litteraria. London: J. M. Dent and Sons, 1930.

COLERIDGE, S. T. Poems and Prose. London: Penguin Books, 1987.

DELEUZE, Gilles. A imagem tempo. Trad. Heloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

ECO, Umberto. Viagem na realidade cotidiana. Trad. Aurora Bernardini e Homero Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

EISENSTEIN, Serguei. The film sense. Transl. Jay Leyde. London: Faber and Faber, 1977.

EL LIBRO DEL CIUDADANO. Conteniendo el guión de filmación. Trad. Daniel Landes. Buenos Aires: Ediciones de la Flor SRL., 1976.

LOWES, Jonh Livingston. The road to Xanadu: a study in the ways of the imagination. Boston: Houghton Mifflin Co., 1955.

VOLPE, Miriam L. Resgate de um sonho: Cidadão Kane e Kubla Khan. São Paulo: Editorial Cone Sul, 1999.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

Volpe, M. L. (2018). A imagem como ruína: de uma totalidade irrecuperável. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 8, 262–269. https://doi.org/10.17851/2317-2096.8.262-269

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Cinema - Todas e Muitas: Deus e o Diabo