Morte da imagem e eterno retorno do nonsense

Autores

  • Raul Antelo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..30-52

Palavras-chave:

visão, abjeção, alegoria, vision, abject, allegory.

Resumo

Resumo: O fantasma está ligado não só a uma experiência íntima ao sujeito mas também a algo radicalmente alheio a ele, cuja saturada proximidade produz uma ausência paradoxal de sentido. O nonsense ou angústia do sujeito desvenda-nos a passagem entgre o corpo material e a lei paterna, mas exibe,ainda, a fragilidade de nossos próprios limites (dentro/fora). O debate dessas questões, em artistas como Marcel Duchamp ou teóricos como Carl Einstein, é o objetivo deste ensaio.

Palavras-chave: visão; abjeção; alegoria.

Abstract: There is a fantasmatic substance not only intimate with the subjet but also radically alien to it whose overproximity produces a paradoxical lack of sense. This nonsense or panic in the subject shows the passage between the material body and the paternal law as well as the fragility of our boundaries (inside/ outside). The discussion of these topics in such artists as Marcel Duchamp or theorists like Carl Einstein is the focus of this paper.

Keywords: vision; abject; allegory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A zona morta da lei. Folha de S. Paulo, 16 mar. 2003. Mais! p.4-8.

AGAMBEN, Giorgio. Bataille e il paradosso della sovranita. In: RISSET, Jacqueline (ed.) Georges Bataille: il político e il saem. [s.l.]: Liguori Editore, 1987. p. 115,119.

AGAMBEN, Giorgio. The Messiah and the Sovereign: The Problem of Law in Walter Benjamin. In: ______. Potentialities. Edited and translated by Daniel Heller,Roazen. Stanford: Stanford University Press, 2000.(Collected Essays in Philosophy)

ANDRADE, Mário de. Macunaíma. Ed. crítica Telê Ancona Lopez. Paris: Archivos, 1988.

ANTELO, Raul. El inconsciente óptico dei modernismo. In: SOSNOVSKI, Saul. La cultura de un siglo. América Latina en sus revistas. Buenos Aires: Altanza, 1999. p. 297-310.

BATAILLE, Georges. A propos de Pour qui sonne le glass de E. Hemingway. Actualité, v. 1, 1945.

BATAILLE, Georges. Oeuvres Completes. Paris: Gallimard, 1971.

BOURGEOIS, Louise. Destruction of the Father, Reconstruccion of the father. lntcrviews 1923,1997. Ed. M. L. Barnadac e H. U. Obrist. Cambridge: MIT Press, 1998.

BUCK-MORSS, Susan. Dreamworld and catastrophe. The passing of Mass Utopia in East and West. Cambridge: MIT Press, 2000.

BUCK-MORSS, Susan. Aesthetics and anaesthcrics. Walter Benjamin's Artwork Essay Reconsidered. October, n. 62, outono 1992.

CHÉNIEUX-GENDRON, Jacqueline. L'envers du monde, l'envers de la langue: un "travail" surréaliste. In: La Révolutiion Surréaliste. Paris: Centre Pompidou, 2002. p. 349-359.

DELEUZE, Gtllcs. Nietzsche et la Philosophie. Paris: PUF, 1962.

DERRIDA, Jacques. The law of genre. In: Acts of Literature. Ed. Derek Atrridge. New York: Routledge, 1992. p. 221-252.

DERRIDA, Jacques. Moscou aller-retour. Paris: L'Aube, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ce qui nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: Mtnuit, 1992.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblence informe, ou le gay savoir visuel selon Georges Bataille. Paris: Macula, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L'image survivante. Histoire de l'art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Minuit, 2002.

DREIER, Katherine; MATTA ECHAURREN. Duchamp's glass. La mariée mise à nu par ses célibataires, même. New York: Societé Anonyme, 1944.

DUCHAMP, Marcel. Notes. Paris: Flammarion.

EINSTEIN, Carl. Negerplastik. In: Qu'est-ce que la sculpture moderne?Paris: Centre Georges Pompidou, 1986. p.344-353.

LEVI-Strauss, Claude. Introdução à obra de Marcel Mauss. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU; EDUSP, 1974. p. 1-37.

MEDEIROS, Sérgio (ed.). Makunaíma e Jurupari. Cosmogonias ameríndias. São Paulo: Perspectiva, 2002.

METRAUX, Alfred. La religion des Tupinamba. Paris: 1928.

NANCY, Jean-Luc. Une pensée finie. Paris: Galilée, 1990.

ROUGEMONT, Denis de. Marcel Duchamp mine de rien. Preuves, Paris,

a. 18, n. 204, fev. 1968.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Antelo, R. (2019). Morte da imagem e eterno retorno do nonsense. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 10, 30–52. https://doi.org/10.17851/2317-2096.10.30-52

Edição

Seção

Dossiê - Olhar Cabisbaixo: Trajetos da Visão do Século XX