Verdade e ficção em uma erótica pragmática
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.12..69-75Palavras-chave:
verdade, ficção, feminilidade, verité, fiction, féminité.Resumo
Resumo: Este texto analisa as relações entre verdade e ficção, sob o ponto de vista da Psicanálise, e, a partir disso, explicita algumas consequências para a clínica e teoria psicanalíticas. Delineiam- se, ainda, algumas reflexões sobre a teoria da feminilidade, de Lacan, tomando-a como necessária para se pensar as relações entre a verdade e o real por meio da contingência.
Palavras-chave: verdade; ficção; feminilidade.
Résumé: Ce texte analyse les rapports entre la vérité et la ficcion du point de vu de la psychanalise et, à partir de cela, il explicite quelques conséquences pour la clinique et la théorie. Il y en a, aussi, quelques réflexions sur la théorie de la féminité, de Lacan, nécessaire pour penser las relations entre la vérité e le réel à partir de la contingence.
Mots-clés: verité; fiction; féminité.
Referências
CASTELLO BRANCO, L. Como nada mais passa na vida, exceto ela. In: GONTIJO, T.; RODRIGUES, G. V.; FURTADO, A. A . P.; SALIBA, A . M. P. M. (Org.). A escrita do analista. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003. p. 223-232.
IANNINI, G. Figuras da verdade: a contingência e o impossível. Estados Gerais da Psicanálise: 2º Encontro Mundial. Publicado no sítio da internet dos Estado Gerais da Psicanálise, Rio de Janeiro, outubro de 2003.
LACAN, Jacques. De um discurso que não seria o do semblante. Lição 6. Publicação interna do Centro de Estudos Freudianos de Recife, traduzida por Letícia Fonseca, a partir da publicação interna da Associação Freudiana Internacional de Paris, 1995, Recife.
LACAN, J. Seminário VIII: A Transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LAURENT, E. Le névrosé, peut-il se passer du père? Révue de la Cause freudienne, Paris, n. 21, p. 202, 1992.
LIMA, M. Lima, M. O sujeito da experiência psicanalítica entre o necessário e o contingente. 2002. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Belo Horizonte.
MILLER, J. A. O último ensino de Lacan. Opção Lacaniana, São Paulo, n. 35, p. 6-24, jan. 2003.
MILLER, J. A. De la naturaleza de los semblantes. Buenos Aires: Ed. Paidós, 2002. Texto estabelecido por Silvia Elena Tendlarz.
MILLER, J. A. Um real para a Psicanálise. Opção Lacaniana, São Paulo, n. 32, p.15-18, 2001.
SANTIAGO, J. Final ou finais de análise?. Texto apresentado na Escola Brasileira de Psicanálise, Seção Bahia, 2003. (cópia)
TEIXEIRA, A. O que significa escrever em Psicanálise. Almanaque de Psicanálise e saúde mental. n. 8, ano 5, p. 20, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Jeferson Pinto (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).