Quase pintura: poesia e visualidade em Pau Brasil, de Oswald de Andrade

Autores

  • Luciano Cortez

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.94-104

Palavras-chave:

Oswald de Andrade, Pau-Brasil, pintura e literatura, peinture et literature.

Resumo

Resumo: A reconstituição dos dados da paisagem revelam os modos operatórios do discurso poético de Oswald de Andrade para traduzir o mundo em poesia. Essa tradução se fez por meio da transposição de recursos de linguagem próprios às artes plásticas das vanguardas européias de inícios do século XX para o universo da palavra. Seu resultado foi uma poesia capaz de reproduzir no plano verbal o dinamismo do mundo moderno. Em Oswald de Andrade isso implicou a elaboração de uma poesia com sabor primitivista próximo ao que reconhecera na pintura cubista.

Palavras-chave: Oswald de Andrade; Pau-Brasil; pintura e literatura.

Résumé: La reconstitution des donnés du paysage révélent les modes opératoires du discours poétique de Oswald de Andrade pour traduire le monde en poésie. Cette traduction est faite par moyen de la transposition de ressources de la language propres aux arts plastiques des avant-gards européenes du debut du XXème siècle a l’univers de la parole. Son résultat a été une poésie capable de reproduire dans le plan verbal le dynamisme du monde moderne. Chez Oswald de Andrade, ça a eu, par conséquence, l’elaboration d’une poésie avec une saveur primitiviste, proche a laquelle qu’il avait reconnu dans la peinture cubiste.

Mots-clés: Oswald de Andrade; Pau-Brasil; peinture et literature.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Cortez, L. (2005). Quase pintura: poesia e visualidade em Pau Brasil, de Oswald de Andrade. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 13(1), 94–104. https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.94-104

Edição

Seção

Dossiê - Literatura, História e Memória Cultural