Quase pintura: poesia e visualidade em Pau Brasil, de Oswald de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.94-104Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Pau-Brasil, pintura e literatura, peinture et literature.Resumo
Resumo: A reconstituição dos dados da paisagem revelam os modos operatórios do discurso poético de Oswald de Andrade para traduzir o mundo em poesia. Essa tradução se fez por meio da transposição de recursos de linguagem próprios às artes plásticas das vanguardas européias de inícios do século XX para o universo da palavra. Seu resultado foi uma poesia capaz de reproduzir no plano verbal o dinamismo do mundo moderno. Em Oswald de Andrade isso implicou a elaboração de uma poesia com sabor primitivista próximo ao que reconhecera na pintura cubista.
Palavras-chave: Oswald de Andrade; Pau-Brasil; pintura e literatura.
Résumé: La reconstitution des donnés du paysage révélent les modes opératoires du discours poétique de Oswald de Andrade pour traduire le monde en poésie. Cette traduction est faite par moyen de la transposition de ressources de la language propres aux arts plastiques des avant-gards européenes du debut du XXème siècle a l’univers de la parole. Son résultat a été une poésie capable de reproduire dans le plan verbal le dynamisme du monde moderne. Chez Oswald de Andrade, ça a eu, par conséquence, l’elaboration d’une poésie avec une saveur primitiviste, proche a laquelle qu’il avait reconnu dans la peinture cubiste.
Mots-clés: Oswald de Andrade; Pau-Brasil; peinture et literature.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de, ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos e Mário: correspondência completa. Rio de Janeiro: Bem te vi, 2002. 613 p.
ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. Paris: Au Sans Pareil, 1925, 112 p.
ANDRADE, Oswald de. Poesias Reunidas. 4 ed. Acompanhadas por estudo de Haroldo de Campos, “Uma poética da radicalidade”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. (Obras completas, VII). 203 p.
ANDRADE, Oswald de. Os dentes do dragão: entrevistas. Pesquisa, organização, introdução e notas de Maria Eugenia Boaventura. São Paulo: Globo/Secretaria de Estado da Cultura, 1990. 261 p. (Obras Completas de Oswald de Andrade).
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 301 p.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Poesias reunidas. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio / INL, 1970. 485 p.
BOAVENTURA, Maria Eugênia. O salão e a selva: uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade. Campinas: UNICAMP/Ex Libris, 1995. 286 p.
CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 675 p.
HARRISSON, Charles. Abstração. In: HARRISSON, et. al., 1998.
HARRISSON, Charles, et. al. Primitivismo, Cubismo, Abstração: começo do século XX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. 270 p.
LEIBOWITZ, René. Schoenberg. São Paulo: Perspectiva, 1981. 173 p.
MANFIO, Diléa Zanotto. Poesias reunidas de Oswald de Andrade: edição crítica. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1992. 3 v. 451 p. (Tese, Doutorado em Literatura Brasileira).
PRADO, Paulo. Poesia Pau-Brasil. In: ANDRADE, Oswald de. Poesias Reunidas. 4 ed. Acompanhadas por estudo de Haroldo de Campos, “Uma poética da radicalidade”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. (Obras completas, VII). p. 67-71.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1957 a 1972. 8 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1985. 446 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Luciano Cortez (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).