Uma ponte entre duas quedas: Calisto Elói e a nação portuguesa, Policarpo Quaresma e a nação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.112-124Palavras-chave:
literatura, nação, Brasil, Portugal, Camilo Castelo Branco, Lima Barreto, littérature, nation.Resumo
Resumo: Este artigo constitui uma comparação analítica entre os personagens Calisto Elói, da novela A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco, e Policarpo Quaresma, do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, como representantes simbólicos de suas respectivas nações – o Portugal em meados do século XIX e o Brasil republicano no fim desse mesmo século.
Palavras-chave: literatura; nação; Brasil; Portugal; Camilo Castelo Branco; Lima Barreto.
Résumé: Cet article constitue une comparaison analytique entre les personages Calisto Elói, de la nouvelle A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco, et Policarpo Quaresma, du roman Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, en tant que répresentants symboliques de leurs respectives nations – le Portugal à la mi XIXème siècle et le Brésil republicain à la fin de ce même siècle.
Mots-clés: littérature; nation; Portugal; Brésil; Camilo Castelo Branco; Lima Barreto.
Downloads
Referências
ACTON, Lord. Nacionalidade. In: BALAKRISHNAN, Gopal (Org.). Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. p. 23-43.
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Refletions on the Origin and Spread of Nationalism. London and New York: Verso, 1991.
BHABHA, Homi K. Nation and Narration. London and New York: Routledge, 1995.
CASTELO BRANCO, Camilo. A queda dum anjo. In: Obras Completas de Camilo Castelo Branco. v. V. Porto: Lello & Irmão, 1986. p. 833-1025.
CASTELO BRANCO, Camilo. Um episódio de Alcácer Quibir. In: Obras Completas de Camilo Castelo Branco. v. IX. Porto: Lello & Irmão, 1988. p. 49-78.
CERVANTES, Miguel de. A Espanhola Inglesa. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. São Paulo: Real Academia Española, 2004.
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.
COSTA LIMA, Luiz. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
DUARTE, Lélia Parreira. A tessitura irônica de A queda dum anjo, de Camilo Castelo Branco. Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 82-97, out. 1993.
FIGUEIREDO, Carmen Lúcia Negreiros de. Lima Barreto e o Fim do Sonho Republicano. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780: Programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Editora Ática, 1976.
LOURENÇO, Eduardo. Da Literatura como Interpretação de Portugal (De Garrett a Fernando Pessoa). In: O labirinto da saudade: Psicanálise mítica do destino português. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991. p. 79-118.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como Destino. In: Mitologia da Saudade seguido de Portugal como Destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 87-152.
ORTIGÃO, Ramalho. Camilo Castelo Branco. In: Figuras e questões literárias. Tomo I. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1945. p. 229-82.
REIS, Jaime. Causas históricas do atraso econômico português. In: TENGARRINHA, José (Org.). História de Portugal. São Paulo: UNESP, 2001. p. 319-339.
RENAN, Ernest. Qu’est-ce qu’une nation?. Paris: Mille et une Nuits, 1997.
SANTOS, João Camilo dos. Os malefícios da literatura, do amor e da civilização. In: Os malefícios da literatura, do amor e da civilização. Lisboa: Fim de Século Edições, 1992. p. 49-120.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Adriano Lima Drummond (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).