As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.42-65Resumo
O ensaio investiga o conceito da Intermidialidade a partir dos Estudos Interartes e ilumina desenvolvimentos, desde o tratado de G. E. Lessing, de formas diferentes de interação entre duas ou mais mídias: dois casos românticos, a relação palavraimagem numa obra de William Blake e a representação verbal da música num conto de E. T. A. Hoffmann, e a remediação cinematográfica da pintura em filmes de Derek Jarman e Jean- Luc Godard.Downloads
Referências
ABRAMS, Meyer H. The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition. New York: Norton, 1953.
AUMONT, Jacques. L’oeil interminable: Cinéma et peinture. Lignes: Séguier, 1989.
BAZIN, André. Peinture et cinéma. In BAZIN. Qu’est-ce que le cinéma? Paris: Les Éditions du CERF, 1985, p. 187-192.
BELLOUR, Raymond (Org.). Cinéma et peinture : Approches. Paris: PUF, 1990.
BOULTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, MA; London: MIT Press, 2000.
BONITZER, Pascal. Peinture et cinéma: Décadrages. Paris: Seuil, 1995.
CARAVAGGIO. Direção: Derek Jarman. Reino Unido: BFI, 1986.
GRANGE, Marie-France; VANDECASTEELE, Éric (Org.). Arts plastiques et cinéma: Les territoires du passeur. Paris: L’Harmattan, 1998.
HAGSTRUM, Jean H. The Sister Arts: The Tradition of Literary Pictorialism and English Poetry. Chicago: Chicago University Press, 1958.
HATHERLY, Ana. A experiência do prodígio: Bases teóricas e antologia de textos-visuais portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983.
HOFFMANN, E. T. A. Ritter Gluck. In: HOFFMANN, E. T. A. Fantasie- und Nachtstücke: Fantasiestücke in Callots Manier, Nachtstücke, Seltsame Leiden eines Theater-Direktors. Ed. Walter Müller-Seidel. Munique: Winkler [1960].
KRACAUER, Siegfried. History, The Last Things before the Last. NewYork: Marcus Wiener, 1995.
LEE, Rensselaer W. Ut Pictura Poesis: The Humanistic Theory of Painting. New York: W. W. Norton, 1967. Versão francesa: Ut Pictura Poesis: Humanisme et théorie de la peinture: XVe – XVIIIe siècle. Paris: Éditions Macula, 1991.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laokoon, oder: Über die Grenzen der Malerei und Poesie. Posfácio de Ingrid Kreuzer. Stuttgart: Reclam, 1964.
LUHMANN, Niklas. Die Realität der Massenmedien. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1996.
MARINIELLO, Silvestra. Commencements. Intermédialités. Histoire et théories des arts, des lettres et des techniques, n. 1, p. 47-62, 2003.
MÉCHOULAN, Éric. Intermédialités. Le temps des illusions perdues. Intermédialités. Histoire et théories des arts, des lettres et des techniques, n. 1, p. 9-27, 2003.
MITCHELL, W. J. T. Picture Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
MOSER, Walter. “Força barroca” nas novas mídias. Sobre Prospero’s Books de Peter Greenaway. Cinémas, v. 10, n. 2-3, p. 39-63, 2000.
NOVOTNY, Helga. Eigenzeit: Entstehung und Strukturierung eines Zeitgefühls. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1989.
PASSION (Paixão). Direção: Jean-Luc Godard. França/Suissa, 1982.
PEUCKER, Brigitte. Incorporating Images: Film and the Rival Arts. Princeton: Princeton University Press, 1995.
THE PILLOW BOOK (O livro de cabeceira). Direção: Peter Greenaway. EUA, 1996.
PROSPERO’S BOOKS (A última tempestade). Direção: Peter Greenaway. França, 1991.
RAIMOND, Michel. La crise du roman: Des lendemains du naturalisme aux années vingt. Paris: José Corti, 1966.
SYKORA, Katharina. As You Desire Me: Das Bildnis im Film. Köln: Walther König, 2003.
VACCHE, Angela Dalle. Cinema and Painting: How Art is Used in Film. Austin: University of Texas Press, 1996.
WALZEL, Oskar. Wechselseitige Erhellung der Künste: Ein Beitrag zur Würdigung kunstgeschichtlicher Begriffe. Berlin: Verlag von Reither & Reichard, 1917.
WALZEL, Oskar. Das Wortkunstwerk: Mittel seiner Erforschung. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968 (©1924).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Walter Moser (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).