Imagem e visibilidade na narrativa de Peter Handke
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.83-91Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mapear algumas das categorias provenientes do imaginário visual contemporâneo, sobretudo o cinematográfico, absorvidas e representadas pelo texto literário, em uma cultura marcada pelo apelo às imagens industriais. Toma-se como base de análise o texto Breve carta para um longo adeus, do austríaco Peter Handke.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1936. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CLERC, Jeanne-Marie. A literatura comparada face às imagens modernas: cinema, fotografia, televisão. In: BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves (Org.). Compêndio de literatura comparada. Trad. Maria do Rosário Monteiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
DELEUZE, Gilles. Cinéma II: L’image-temps. Paris: Minuit, 1985.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997.
HANDKE, Peter. A mulher canhota e Breve carta para um longo adeus. (1972.) Trad. Lya Luft. São Paulo: Brasiliense, 1985.
JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Trad. Ana Lúcia Almeida Gazolla. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.
VISWANATHAN, Jacqueline. L’imaginaire du cinéma dans trois romans québécois. In: Africa – America – Asia – Australia. n. 20. Littérature et cinéma du Québec. Atti del Convegno di Bologna. Roma: Bulzoni Editore, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 André Soares Vieira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).