Robbe-Grillet, Moreau e Piranes: a encenação do tempo especular
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.162-175Resumo
Este ensaio busca revelar em “La chambre secrète”, de Alain Robbe-Grillet, a presença de imagens geradoras do texto de ficção, a partir da distinção entre descrição pictural e literária, da identificação de marcadores da picturalidade, do diálogo intertextual com quadros de Gustave Moreau e gravuras de Piranesi, bem como do entrelaçamento espaciotemporal que observamos no iconotexto.Downloads
Referências
ALLEMAND, Roger-Michel. Alain Robbe-Grillet. Paris: Éditions du Seuil, 1997.
BARTHES, Roland. Littérature objective. In: BARTHES, R. Essais critiques. Paris: Éditions du Seuil, 1964, p. 29-40.
BLANCHOT, Maurice. La clarté romanesque. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.
CLÜVER, Claus. Seeing Through the Camera Lens: Photo-Realism and Alain Robbe-Grillet’s Instantanés. In: OLSSON, Bernt; OLSSON, Jan; LUND, Hans (Org.). I musernas sällskap: Konstarter och deras relationer. En vänbok till Ulla-Britta Lagerroth 19. 10. 1992. Lund: Wiken, 1992, p. 200-234.
CLÜVER, Claus. Quotation, Enargeia, and the Functions of Ekphrasis. In: ROBILLARD, Valerie; JONGENEEL, Els (Ed.). Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis. Amsterdam: Free University Press, 1998, p. 35-52.
HAMON, Philippe. Du descriptif. Paris: Hachette, 1993.
HAMON, Philippe (Org.). La description littéraire: anthologie de textes théoriques et critiques. Paris: Macula, 1993.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: Por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG, 2006, p. 167-189.
LACAMBRE, Geneviève; MATHIEU, Pierre-Louis. Le Musée Gustave Moreau. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1997.
LOUVEL, Liliane. Texte/Image. Images à lire, textes à voir. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2002.
LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG, p. 191-220.
MELLO, Celina M. Moreira de. A literatura francesa e a pintura: ensaios críticos. Rio de Janeiro: 7Letras; Faculdade de Letras/UFRJ, 2004.
MOURIER-CASILE, Pascaline; MONCOND’HUY, Dominique (Org.). L’image génératrice de textes de fiction. Paris: La Licorne, 1996.
ROBBE-GRILLET, Alain. La chambre secrète. In: ROBBE-GRILLET, A. Instantanés. Paris: Minuit, 1962, p. 95-109.
ROBBE-GRILLET, Alain. Le voyageur: Textes, causeries et entretiens (1947-2001). Paris: Christian Bourgeois, 2001.
ROBBE-GRILLET, Alain. La belle captive. Lausanne, Paris: La bibliothèque des arts, 1976.
VOUILLOUX, Bernard. La peinture dans le texte: XVIIIe-XXe siècles. Paris: CNRS Éditions, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Márcia Arbex (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).