Robbe-Grillet, Moreau e Piranes: a encenação do tempo especular
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.162-175Resumo
Este ensaio busca revelar em “La chambre secrète”, de Alain Robbe-Grillet, a presença de imagens geradoras do texto de ficção, a partir da distinção entre descrição pictural e literária, da identificação de marcadores da picturalidade, do diálogo intertextual com quadros de Gustave Moreau e gravuras de Piranesi, bem como do entrelaçamento espaciotemporal que observamos no iconotexto.Downloads
Referências
ALLEMAND, Roger-Michel. Alain Robbe-Grillet. Paris: Éditions du Seuil, 1997.
BARTHES, Roland. Littérature objective. In: BARTHES, R. Essais critiques. Paris: Éditions du Seuil, 1964, p. 29-40.
BLANCHOT, Maurice. La clarté romanesque. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1959.
CLÜVER, Claus. Seeing Through the Camera Lens: Photo-Realism and Alain Robbe-Grillet’s Instantanés. In: OLSSON, Bernt; OLSSON, Jan; LUND, Hans (Org.). I musernas sällskap: Konstarter och deras relationer. En vänbok till Ulla-Britta Lagerroth 19. 10. 1992. Lund: Wiken, 1992, p. 200-234.
CLÜVER, Claus. Quotation, Enargeia, and the Functions of Ekphrasis. In: ROBILLARD, Valerie; JONGENEEL, Els (Ed.). Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis. Amsterdam: Free University Press, 1998, p. 35-52.
HAMON, Philippe. Du descriptif. Paris: Hachette, 1993.
HAMON, Philippe (Org.). La description littéraire: anthologie de textes théoriques et critiques. Paris: Macula, 1993.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: Por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG, 2006, p. 167-189.
LACAMBRE, Geneviève; MATHIEU, Pierre-Louis. Le Musée Gustave Moreau. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1997.
LOUVEL, Liliane. Texte/Image. Images à lire, textes à voir. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2002.
LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG, p. 191-220.
MELLO, Celina M. Moreira de. A literatura francesa e a pintura: ensaios críticos. Rio de Janeiro: 7Letras; Faculdade de Letras/UFRJ, 2004.
MOURIER-CASILE, Pascaline; MONCOND’HUY, Dominique (Org.). L’image génératrice de textes de fiction. Paris: La Licorne, 1996.
ROBBE-GRILLET, Alain. La chambre secrète. In: ROBBE-GRILLET, A. Instantanés. Paris: Minuit, 1962, p. 95-109.
ROBBE-GRILLET, Alain. Le voyageur: Textes, causeries et entretiens (1947-2001). Paris: Christian Bourgeois, 2001.
ROBBE-GRILLET, Alain. La belle captive. Lausanne, Paris: La bibliothèque des arts, 1976.
VOUILLOUX, Bernard. La peinture dans le texte: XVIIIe-XXe siècles. Paris: CNRS Éditions, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Márcia Arbex (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).