Canção: letras x estrutura musical
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.322-333Resumo
O texto discute diferentes teorias sobre a relação entre oselementos musical e verbal na composição vocal, ora postulando
a primazia do musical sobre o verbal, ora a integração ou a tensão dialética entre os dois constituintes, sem esquecer sua relação com o contexto sócio-cultural. A título de ilustração, citamse análises da interação entre melodia e letra em algumas
composições vocais: o oratório A Criação, de Haydn, o ciclo de
canções denominado Frauenliebe, de Schumann, e a canção
“Malandro” em Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Holanda.
Downloads
Referências
ALPERS, John. Lyrical Modes. In: SCHER, Steven Paul (Ed.). Music and Text: Critical Inquiries. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. p. 59-74.
ANDRADE, Mario de. Terapêutica Musical. In: ANDRADE, Mario de. Namoros com a medicina: terapêutica musical. São Paulo: Martins; Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.
ANDRADE, Mario de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. In: BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 33-102.
BUARQUE, Chico. Letra e Música 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CASTRO, Ruy. Chega de saudade. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
KOWALKE, Kim H. Brecht and Music: Theory and Practice. In: THOMSON, Peter; SACKS, Glendyr (Ed.). The Cambridge Companion to Brecht. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994. p. 218-234.
KRAMER, Lawrence. Music and Representation. In: SCHER, Steven Paul (Ed.). Music and Text: Critical Inquiries. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. p. 139-162.
LANGER, Susanne K. Feeling and Form. New York: Charles Scribner’s Sons, 1953.
LUCAS, Glaura. Os sons do rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MATOS, Cláudia. Acertei no milhar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. De mendigos e malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay – uma leitura transcultural. Ouro Preto: Editora da UFOP, 1999.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
RODRIGUES, Lupicínio. Foi assim. Porto Alegre: L&PM, 1995.
RUWET, Nicolas. Fonction de la parole dans la musique vocale. In: Langage, musique, poésie. Paris: Éditions du Seuil, 1972. p. 41-69.
SALVADORI, Maria Angela Borges. Capoeiras e malandros: pedaços de uma sonora tradição popular. 1992. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, 1992.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1978.
SCHER, Steven Paul. Preface. In: SCHER, Steven Paul (Ed.). Music and Text: Critical Inquiries. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. p. xiii-xvi.
SCHER, Steven Paul. Literature and Music. In: BARRICELLI, Jean-Pierre; GIBALDI, Joseph (Org.). Interrelations of Literature. New York: MLA, 1982. p. 225-250.
SOLIE, Ruth A. The Gendered Self in Schumann’s Frauenliebe Songs. In: SCHER, Steven Paul (Ed.). Music and Text: Critical Inquiries. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. p. 219-240.
SOUZA, Tarik et al. Brasil musical. Rio de Janeiro: Art Bureau, 1988.
SPAETHLING, Robert. Literature and Music. In: BARRICELLI, Jean-Pierre; GIBALDI, Joseph; LAUTER, Estella (Ed.). Teaching Literature and the Other Arts. New York: MLA, 1990. p. 54-60.
STORR, Anthony. Music and the Mind. Londres: HarperCollins, 1993.
TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Lisboa: Caninho, 1990.
TREECE, David. Melody, Text and Luiz Tatit’s O Cancionista: New Directions in Brazilian Popular Music Studies. Journal of Latin American Cultural Studies. Brazilian Issue. v. 5, n. 2, p. 203-216, nov. 1996.
VIANNA Jr. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Editora da UFRJ, 1995.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
WISNIK. O minuto e o milênio. In: AUTRAN, M. et al. (Org). Anos 70: 1. Música Popular. Rio de Janeiro: Europa, 1980. p. 191-202.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Solange Ribeiro Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).