B: Letras Topográficas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.15.1.47-56Palavras-chave:
Joan Brossa, paisagem urbana, poesia e espaço, paisaje urbano, poesía y espacio.Resumo
Resumo: Através deste ensaio crítico buscamos a aproximação da poesia de Joan Brossa (1919-1998) com a categoria de paisagem, a partir de distintos domínios do saber. Argumentamos que a idéia de um poema transitável, para além da literalidade flagrante dos seus poemas-objeto, está presente como potência essencial também nos seus poemas escritos sobre papel. Quando Brossa elabora intervenções de poemas corpóreos para o espaço urbano de Barcelona, suas letras ganham em materialidade e escala, mas muitas vezes limitam- se quanto à multiplicidade de camadas de sentido. Assim, partimos por Barcelona em outra direção: em busca de letras topográficas supostamente perdidas por Brossa, letras fugitivas, registradas através de um ensaio fotográfico que ilustra a expedição e a invenção dessa fábula.
Palavras-chave: Joan Brossa; paisagem urbana; poesia e espaço.
Resumen: A través de esto ensayo crítico buscamos la proximidad de la poesía de Joan Brossa (1919-1998) con la categoría de paisaje desde distintos campos del saber. Planteamos que la idea de un poema transitable, más allá de la evidencia de sus poemas- objeto, está presente como potencia esencial también en sus poemas hechos para papel. Cuándo Brossa hace intervenciones de poemas corporeos para el espacio urbano de Barcelona, sus letras ganan en materialidad y escala pero muchas veces quedan limitadas cuánto a la multiplicidad de capas de sentido. Entonces, salimos por Barcelona hacia otra orientación, en la búsqueda por letras topográficas supuestamente perdidas por Brossa, letras fugitivas, registradas a través de un ensayo fotográfico que ilustra la expedición y la invención de esa historia.
Palabras-clave: Joan Brossa; paisaje urbano; poesía y espacio.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Diccionario de filosofía. México, DF: FCE, 1997.
ANDREOTTI, Libero; COSTA, Xavier (Ed.). Situationists: art, politics, urbanism. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1997. v. 2.
BERDOULAY, Vincent. Sujeto y acción en la geografia cultural: el cambio sin concluir. Boletín de la A.G.E, Madrid, n. 34, p. 51-61. jan./jun. 2002.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2001.
BROSSA, Joan; MADOZ, Chema. Fotopoemario. Madrid: La Fabrica, 2003.
BROSSA, Joan. Itinerarios brossianos. Barcelona: Fundació Joan Brossa e Ajuntament de Barcelona, 2006.
BROSSA, Joan. La piedra abierta. Barcelona: Círculo de Lectores/Galaxia Gutenberg, 2003.
BROSSA, Joan. Poemas civis. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.
BROSSA, Joan. Poesia tipogràfica. Barcelona: Fundació Joan Brossa e Ajuntament de Barcelona, 2004.
BROSSA, Joan. Poesia vista. São Paulo: Amauta Editorial, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Renata Moreira Marquez (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).