B: Letras Topográficas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.15.1.47-56Palavras-chave:
Joan Brossa, paisagem urbana, poesia e espaço, paisaje urbano, poesía y espacio.Resumo
Resumo: Através deste ensaio crítico buscamos a aproximação da poesia de Joan Brossa (1919-1998) com a categoria de paisagem, a partir de distintos domínios do saber. Argumentamos que a idéia de um poema transitável, para além da literalidade flagrante dos seus poemas-objeto, está presente como potência essencial também nos seus poemas escritos sobre papel. Quando Brossa elabora intervenções de poemas corpóreos para o espaço urbano de Barcelona, suas letras ganham em materialidade e escala, mas muitas vezes limitam- se quanto à multiplicidade de camadas de sentido. Assim, partimos por Barcelona em outra direção: em busca de letras topográficas supostamente perdidas por Brossa, letras fugitivas, registradas através de um ensaio fotográfico que ilustra a expedição e a invenção dessa fábula.
Palavras-chave: Joan Brossa; paisagem urbana; poesia e espaço.
Resumen: A través de esto ensayo crítico buscamos la proximidad de la poesía de Joan Brossa (1919-1998) con la categoría de paisaje desde distintos campos del saber. Planteamos que la idea de un poema transitable, más allá de la evidencia de sus poemas- objeto, está presente como potencia esencial también en sus poemas hechos para papel. Cuándo Brossa hace intervenciones de poemas corporeos para el espacio urbano de Barcelona, sus letras ganan en materialidad y escala pero muchas veces quedan limitadas cuánto a la multiplicidad de capas de sentido. Entonces, salimos por Barcelona hacia otra orientación, en la búsqueda por letras topográficas supuestamente perdidas por Brossa, letras fugitivas, registradas a través de un ensayo fotográfico que ilustra la expedición y la invención de esa historia.
Palabras-clave: Joan Brossa; paisaje urbano; poesía y espacio.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Diccionario de filosofía. México, DF: FCE, 1997.
ANDREOTTI, Libero; COSTA, Xavier (Ed.). Situationists: art, politics, urbanism. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1997. v. 2.
BERDOULAY, Vincent. Sujeto y acción en la geografia cultural: el cambio sin concluir. Boletín de la A.G.E, Madrid, n. 34, p. 51-61. jan./jun. 2002.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2001.
BROSSA, Joan; MADOZ, Chema. Fotopoemario. Madrid: La Fabrica, 2003.
BROSSA, Joan. Itinerarios brossianos. Barcelona: Fundació Joan Brossa e Ajuntament de Barcelona, 2006.
BROSSA, Joan. La piedra abierta. Barcelona: Círculo de Lectores/Galaxia Gutenberg, 2003.
BROSSA, Joan. Poemas civis. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.
BROSSA, Joan. Poesia tipogràfica. Barcelona: Fundació Joan Brossa e Ajuntament de Barcelona, 2004.
BROSSA, Joan. Poesia vista. São Paulo: Amauta Editorial, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Renata Moreira Marquez (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).