"Nascido em berço esplêndido e caído em desgraça": identidade e diáspora em O último suspiro do mouro, de Salman Rushdie
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.15.1.131-142Palavras-chave:
identidade, diáspora, bastardia, identity, bastardy.Resumo
Resumo: Na literatura contemporânea o diálogo entre o centro e as margens, canônico e não - canônico reflete as profundas alterações histórico-sociais sentidas a partir da segunda metade do século vinte, mas fundamentadas em séculos de colonização e de recusa do Ocidente em aceitar o Outro. Este ensaio tem por objetivo realizar uma leitura de O último suspiro do mouro, de Salman Rushdie, a partir dos conceitos de diáspora e de identidade problematizados na narrativa juntamente com a noção de bastardia.
Palavras-chave: identidade; diáspora; bastardia.
Abstract: In contemporary literature dialogue between center and edges, canonic and noncanonic reflects the deep social and historical transformations, mainly from the second half of the twentieth century, but based on centuries of settling and refusal of the East on accepting the Other. This essay aims to carry through a reading of Salman Rushdie’s The moor’s last sigh from the concepts of diaspora and identity in the narrative with the bastardy notion.
Keywords: identity; diáspora; bastardy.
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